Sinais e sintomas de obstrução intestinal em um filhote de cachorro com constipação

Escrito por caroline jackson | Traduzido por aline fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sinais e sintomas de obstrução intestinal em um filhote de cachorro com constipação
A obstrução intestinal em um filhote de cachorro pode ser fatal (Comstock/Comstock/Getty Images)

Alimente um filhote de cachorro com ração de alta qualidade e forneça-lhe bastante água fresca. Essas são ações fundamentais para promover evacuações regulares e uma boa saúde intestinal. No entanto, mesmo que forneça a melhor dieta possível, o filhote pode ficar com prisão de ventre. Embora essa seja uma condição tratável, em alguns casos problemas mais graves se desenvolvem. Observe atentamente os sinais e sintomas de obstrução intestinal em um filhote com constipação. Se houver obstrução, será necessário um tratamento imediato para salvar a vida do cãozinho.

Outras pessoas estão lendo

Sintomas

Os sinais e sintomas de obstrução intestinal em um filhote com prisão de ventre dependem do tipo de obstrução e de onde ela estiver localizada. Obstruções parciais causam distensão, vômito, evacuações dolorosas e diarreia. Esses sinais podem aparecer só ocasionalmente até que a obstrução se torne completa. Quando completa, ela causa dores intensas e vômito que parecem acontecer tudo de uma só vez. De acordo com o "Dog Owner's Home Veterinary Handbook" (Manual veterinário caseiro para donos de cães, em tradução livre), as obstruções intestinais superiores tendem a causar vômitos em jato, enquanto as inferiores causam inchaço abdominal e vômito com um mau cheiro de fezes e uma cor marrom.

Causas

Inúmeros problemas levam à constipação e à obstrução intestinal em filhotes de cachorro. Objetos estranhos são a causa número um de obstrução. Isso pode significar que o animal engoliu algo que não deveria ou que ele possui um tumor ou uma hérnia. Parasitas, principalmente lombrigas, também causam obstruções em casos de infestação grave. A colite, ou inflamação do intestino, faz com que as evacuações sejam dolorosas para os filhotes, o que pode levar à constipação e á prisão de ventre -- uma condição na qual as fezes ficam comprimidas no cólon.

Tratamento

O tratamento da obstrução intestinal e da prisão de ventre em filhotes de cachorro contém dois componentes: cuidados imediatos para resolver a obstrução e cuidados a longo prazo para eliminar o problema subjacente. O cãozinho precisará de cirurgia para remover a obstrução. Uma vez que a função intestinal normal tenha sido restaurada, a causa precisará ser tratada para prevenir problemas recorrentes. Se o problema tiver sido causado por parasitas, o cãozinho deverá ser vermifugado. Se o filhote tiver engolido alguma coisa que não deveria, você precisará deixar sua casa à prova de cães, removendo qualquer objeto que ele possa engolir antes de retornar o cão ao ambiente. O veterinário pode também sugerir colocar o cão em uma dieta de rica em fibras de alta qualidade.

Atenção

Se perceber os sintomas de constipação grave em seu cão, consulte um veterinário. Caso suspeite que o animal tem lombrigas ou oxiúros, vermifugue-o para evitar a possibilidade de uma obstrução. Caso não seja tratado, um intestino obstruído desenvolverá gangrena devido à falta de fornecimento adequado de sangue. O esforço para defecar pode levar ao prolapso. A menos que seja tratada correta e rapidamente, a condição pode levar à morte.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível