Sinais e sintomas: olhos secos e dor nas juntas

Escrito por caryn anderson Google | Traduzido por mariana dsp
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sinais e sintomas: olhos secos e dor nas juntas
Olhos secos podem indicar diversos problemas (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Olhos saudáveis têm uma proteção contínua, fornecida por uma camada de lágrimas que preserva uma visão clara e confortável. O ressecamento dos olhos é causado por uma produção anormal de fluidos nas glândulas lacrimais e pode ocorrer em mulheres de diversas idades. De acordo com a Mayo Clinic, esse ressecamento pode ser associado a uma diversidade de condições médicas. Quando acompanhado por dor nas juntas, podem indicar a síndrome de Sjogren, artrite reumatoide ou lúpus.

Outras pessoas estão lendo

Síndrome de Sjogren

A síndrome de Sjogren é um transtorno imunológico que inicialmente afeta as glândulas e membranas mucosas dos olhos e da boca, que mantêm essas áreas lubrificadas. Olhos secos, ardendo e coçando, com a sensação de haver areia dentro, são um dos sintomas mais comuns da doença. Outros sintomas incluem inchaço, rigidez e dor nas juntas.

De acordo com a Mayo Clinic, mulheres são mais propensas que homens a desenvolver essa síndrome, e ela costuma ser diagnosticada em pessoas com mais de 40 anos de idade. A síndrome de Sjogren costuma ser inicialmente tratada com medicamentos para lidar com os sintomas, como colírios para lubrificar os olhos, AINEs (anti-inflamatórios não esteroides) para aliviar a dor nas juntas, ou medicamentos, como cevimelina, que podem aumentar a produção de saliva e lágrimas. A cirurgia dos dutos lacrimais também é uma possibilidade para aliviar os sintomas.

Artrite reumatoide

A artrite reumatoide é um transtorno autoimune que faz com que o sistema imunológico da pessoa destrua o resto do corpo. Ela é caracterizada por dor nas juntas, inchaço, calor e vermelhidão nos dois lados do corpo. Além disso, ela pode afetar outras partes do corpo, como os dutos lacrimais (causando o ressecamento dos olhos).

De acordo com a Mayo Clinic, a artrite reumatoide é de duas a três vezes mais comum de ocorrer em mulheres, e mais comum entre os 40 e 60 anos de idade. Não existe cura, contudo, alguns remédios podem ser usados para ajudar a aliviar o desconforto, minimizar o dano às juntas e controlar o sistema imunológico. Outros tratamentos incluem fisioterapia e cirurgia para reparar as juntas lesionadas.

Lúpus

Existem quatro formas de lúpus, incluindo a induzida por medicamentos, neonatal, lúpus eritematoso discoide e, a forma mais comum, lúpus eritematoso sistêmico. A doença pode ser leve ou grave e causar sintomas como dor nas juntas e ressecamento dos olhos, além de alterações do peso, fadiga, febre e erupções em forma de borboleta nas bochechas e nariz, perda de cabelo e feridas na boca.

Os tratamentos para a doença costumam ser baseados nos sintomas individuais. AINEs, corticosteroides e medicamentos antimalária costumam ser usados para combater a dor nas juntas e o desconforto. Medicamentos tópicos podem ser usados para tratar as erupções na pele, e pacientes com variações mais agressivas da doença podem precisar de medicamentos mais fortes ou doses maiores.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível