Sinais e sintomas de um processador ruim

Escrito por amanda holden | Traduzido por lucas alex rhossard
Sinais e sintomas de um processador ruim
O processador é o coração de um computador (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

O coração do hardware de um computador, o processador, também conhecido como CPU, gerencia e controla todas as informações da máquina. A CPU processa todas as informações recebidas de vários componentes e programas, e responde a esses pedidos. Já que o processador tem um papel tão vital na operação de um computador, ele pode causar muitos problemas se estiver danificado.

Tela azul da morte

A tela azul acontece em plataformas Windows onde ocorre uma de três opções. Os conflitos entre software e hardware podem ser a causa, assim como falhas na memória. Uma terceira causa, um processador defeituoso, também pode gerar a tela azul da morte. Uso excessivo e problemas de fabricação podem estragar um processador, principalmente se o sistema de resfriamento do computador já teve problemas. Esse alerta raramente aparece relacionado a defeitos no processador.

Falha na inicialização

Os computadores com problemas de processamento muitas vezes não podem ser ligados, explicando o motivo da tela azul não aparecer. O computador precisa de uma CPU em funcionamento para ser ligado, o que significa que não haverá a possibilidade de acessar o sistema básico de informações da máquina. Muitas vezes serão ouvidos vários sons agudos ao tentar ligar o computador. Esses apitos são parte do teste automático de ligação da sistema para alertar que há um problema quando nada pode ser mostrado na tela. Visto que todos os modelos de BIOS emitem diferentes sons para cada problema, confira o manual de instruções para decifrar os sons e a quantidade de apitos produzidos.

Erro de exceção fatal

Outro possível sintoma de um processador ruim é o erro de exceção fatal, uma mensagem de aviso do sistema operacional que informa se algo inválido ou logicamente incorreto ocorreu em um programa. Esses erros acontecem com conflitos entre programas, erros de programação, aquecimento do computador e problemas de hardware, como um processador defeituoso. Sempre examine bastante um erro de exceção fatal, já que eles avisam que algo muito sério aconteceu.

Defeitos aleatórios

Nem todos os sintomas de um problema no processador se apresentam claramente. Um processador defeituoso pode causar muitos problemas, desde falhas individuais no hardware a incômodos pequenos. Uma máquina lenta pode sugerir uma fala na CPU, assim como sintomas que não parecem relacionados, como uma placa de som defeituosa. Muitos desses outros sintomas podem se disfarçar de outros problemas. Por exemplo, um processador falho pode causar problemas na tela, o que pode parecer vir da placa de vídeo.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível