×
Loading ...

Sinais e sintomas da raiva em bezerros

A raiva é uma infecção viral que normalmente se espalha para o gado quando um animal infectado morde um deles, introduzindo saliva infectada nos tecidos do corpo. De acordo com dados da Associação Americana de Medicina Veterinária (AVMA), os casos de raiva em 2008 ocorreram mais frequentemente em bovinos do que em qualquer outro animal doméstico, exceto gatos e cachorros. Se você notar sinais da raiva em um de seus bezerros, contacte o seu veterinário imediatamente para ter o diagnóstico dessa infecção fatal antes que ela se espalhe para outros animais.

A raiva normalmente se espalha para o gado quando um animal infectado morde um deles (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Mudanças no comportamento

Normalmente, o primeiro sintoma da raiva que você notará em um dos seus bezerros são mudanças de comportamento. De acordo com o Merck Veterinary Manual, alguns sinais que seu bezerro pode apresentar incluem nervosismo e irritabilidade. Muitas vezes, um bezerro geralmente amigável ficará estranhamente arisco, ficando o mais longe de você que puder. No início, essas mudanças de comportamento pode ser tão pequenas que você ficará tentado a descartá-las como irrelevantes; no entanto, conforme a infecção da raiva avança, elas aumentam drasticamente. Nem todo o gado entra na fase irritável da doença, mas se isso acontecer, ele provavelmente mostrará agressividade. O Merck Veterinary Manual diz que alguns animais (incluindo bovinos) mostram uma maior agressividade nesse ponto, muitas vezes ao ponto de atacar qualquer coisa que se mover à vista. Vigilância (orelhas se movendo rapidamente para frente e trás para ouvir sons), a falta de qualquer medo, pupilas dilatadas e berros por longos períodos de tempo são todas as mudanças de comportamento características que ocorrem com na raiva, também.

Loading...

Mudanças nos hábitos alimentares

Mudanças nos hábitos alimentares do seu bezerro podeM ser um dos primeiros sinais que pode indicar uma possível infecção por raiva, especialmente quando combinada com pequenas mudanças de comportamento. De acordo com a Virginia Cooperative Extension, o gado raivoso pode apresentar salivação e problemas de deglutição. O bezerro pode começar mostrando falta de apetite, mas isso muitas vezes progride para uma recusa completa a comer ou beber. À medida que a infecção por raiva toma conta, o seu bezerro começará a mostrar sinais de salivação, que muitas vezes surge como resultado da incapacidade de engolir. Essa salivação pode ser tão excessiva que muitas vezes provoca um acúmulo de bolhas na saliva, o que explica a imagem estereotipada da raiva de um animal "espumando pela boca."

Paralisia

Uma paralisia progressiva acompanha a raiva em muitos bezerros. Já que o primeiro sinal dessa paralisia ocorre na região da garganta (antes de outros sinais óbvios da raiva puderem se desenvolver), muitos pecuaristas e agricultores cometem o erro de tentar verificar se há objetos alojados lá, de acordo com o Merck Veterinary Manual. Essa paralisia muscular se estende por todo o resto do corpo de um bezerro infectado, muitas vezes, em apenas 2 ou 3 horas. Você pode notar as pernas dele tremendo ou ele pode de repente ser incapaz de ficar de pé. Eventualmente, conforme essa paralisia toma conta de todo o corpo, seu bezerro entra em coma e, finalmente, morre de infecção.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...