×
Loading ...

Sinais e sintomas de um relé de partida de geladeira com defeito

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O compressor da geladeira comprime o ar refrigerado, transformando-o em líquido e aquecendo-o. O gás refrigerado perde calor através das serpentinas do condensador na parte de trás do aparelho, e em seguida, é bombeado através de uma câmara de expansão -- onde é vaporizado e gela rapidamente, fazendo a geladeira gelar. Mas o compressor não funciona o tempo todo, apenas durante o ciclo de resfriamento. Ele também precisa de ajuda para dar partida cada vez que o ciclo de resfriamento começa. Esse é o trabalho do relé de partida. Se você perceber que ele está ruim, precisará substituí-lo.

Sem um relé de partida funcionando, o refrigerador não esfriará (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Aumento de temperatura

O sinal mais evidente de que o relé de partida não está funcionando é a falta de resfriamento, já que o compressor não dá partida. Normalmente, é possível ouvir o zumbido intermitente do compressor durante todo o dia. Se esse som não está acontecendo e a temperatura dentro do compartimento de alimentos e do congelador começar a subir, há uma boa chance de o relé não estar funcionando corretamente.

Loading...

Cliques

Cada vez que o relé de partida inicia o compressor, há um clique audível. Esse clique acontece com o compressor funcionando ou não. Se o compressor não funcionar quando o relé de partida tentar iniciar, ele tentará dar a partida novamente em um curto espaço de tempo. Isso geralmente acontece em intervalos de dois a cinco minutos. Esse clique repetido é um sinal provável que o relé falhou e precisa ser substituído.

Teste do chacoalho

Um teste físico do relé de partida pode ser a maneira mais eficaz para determinar se ele está funcionando ou não. Ele está localizado dentro do mesmo compartimento que o compressor e é conectado à parte traseira do dispositivo principal. Desligue a tomada da geladeira e abra o compartimento. Desconecte o relé do compressor e dê uma sacudida. Se você puder ouvir barulho no interior dele, significa que ele está ruim e terá que ser substituído. Se ele não estiver chacoalhando e parecer estar em boas condições, o problema pode ser no compressor. Os reparos de compressores são muito mais graves e caros.

Substituindo o relé de partida

Substituir o relé de partida de sua geladeira é tão simples quanto desligar o componente ruim e substituí-lo por um novo. Basta remover a tampa do compartimento, com a tomada do aparelho deligada. Puxe o relé ruim do soquete e conecte um novo do mesmo tipo. Isso deverá solucionar o problema e a geladeira começará a trabalhar normalmente.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...