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Sinais e sintomas de uma resistência de motor de ventoinha ruim

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A resistência do motor de ventoinha é responsável pela transferência da corrente elétrica necessária para movimentar o ar através das aberturas de um veículo. Ela pode se desgastar e o motor da ventoinha não funciona corretamente se isso ocorrer. Há vários sintomas que aparecem quando ela estiver ficando ruim. Reconhecer esses sintomas e substituí-la traz de volta o fluxo de ar que passa através do carro aos níveis adequados.

Um aquecimento ou arrefecimento ruim em um carro pode ser causado por uma resistência de motor de ventoinha defeituosa (car heater vent image by robert mobley from Fotolia.com)

Operação intermitente

Quando a resistência do motor da ventoinha começa a falhar, o motor funciona apenas de forma intermitente. Isso muitas vezes se mostra de forma que a ventoinha não gira até que o motor do carro já esteja produzindo um certo nível de corrente elétrica. A corrente mais alta pode causar um salto entre os contatos da resistência que estão indo mal e fazer o motor da ventoinha engatar. Ele pode parar de funcionar novamente em viagens mais longas quando o carro estiver em velocidade de cruzeiro e a corrente elétrica do motor cair novamente.

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Sem configurações mais baixas

As configurações mais baixas do motor da ventoinha necessitam de menos corrente elétrica para engatar. Mas quando sua resistência falha, cria-se uma distância maior entre os conectores. Essa distância pode ser muito longa para que a corrente elétrica a atravesse. Quando isto acontece, as configurações mais baixas do motor da ventoinha não conseguem funcionar. A configuração mais alta ainda pode estar funcionando.

Movimento de ar reduzido

Uma corrente de ar reduzida acontece quando o motor da ventoinha tenta mover o ar através das aberturas, mas a resistência não envia energia suficiente para mover o ar com muita pressão. Ela está recebendo energia, mas não toda a força. O movimento reduzido de ar pode ocorrer em todas as configurações de velocidade diferentes dela. Dependendo do quanto a resistência ainda estiver funcionando, o fluxo de ar reduzido poderia ser um problema intermitente.

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Referências

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