Sinais e sintomas de trauma cerebral

Escrito por lia stannard | Traduzido por leandro fox
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sinais e sintomas de trauma cerebral
Quando ocorre qualquer trauma para o cérebro, a função cerebral pode ser prejudicada (Schieflage - Kernspintomographie image by Marem from Fotolia.com)

Quando o cérebro sofre algum trauma, a função cerebral pode ser prejudicada. Os tipos de disfunção mental podem variar entre problemas de atenção e memória, até a capacidade de uma pessoa para realizar tarefas e tomar decisões. Os diferentes sinais e sintomas de trauma cerebral dependem da região do cérebro que é ferida no impacto, podendo ser: o lobo frontal, o lobo parietal, o lobo occipital, o lobo temporal, o cerebelo ou o tronco encefálico.

Outras pessoas estão lendo

Lobo frontal

O lobo frontal é a parte do cérebro na região da testa e é altamente suscetível a lesão cerebral traumática. Os sintomas de lesão no lobo frontal incluem problemas com movimento, tais como paralisia e seqüenciamento, em que o paciente não pode completar uma tarefa que envolve diversos movimentos. Humor, personalidade e comportamento social também são afetados e pacientes com traumas cerebrais expressam menos espontaneidade na interação social. Além disso, a atenção e resolução problemas pode se tornar mais difícil, os pacientes podem também apresentar problemas com a conversação, chamado de afasia de Broca.

Lobo Parietal

Lesões do lobo parietal, que encontra-se localizado atrás do lobo frontal, interfere com a leitura e escrita; exemplos incluem: não ser capaz de nomear um objeto (anomia), ser incapaz de recordar as palavras para a escrita (agrafia), e problemas com a leitura (alexia) . Além disso, trauma no lobo parietal também pode resultar em dificuldades de coordenação mão-olho , problemas com foco de atenção visual, e problemas com discernimento entre esquerda e direita.

Lobo Occipital

O lobo mais posterior do cérebro, o lobo occipital, é o centro de processamento visual. Quando um traumatismo atinge esta região do cérebro, os pacientes apresentam problemas em seus campos visuais, em localizar objetos, reconhecer objetos desenhados ou palavras e reconhecer o movimento de um objeto. Os sintomas também envolvem alucinações e dificuldade de ver as coisas.

Lobo Temporal

Localizado ao longo das laterais da cabeça , logo acima das orelhas, o lobo temporal é essencial na memória. Quando ferido, os sintomas incluem a a perda de memória a curto prazo e interferência na memória de longo prazo, bem como distúrbios de atenção seletiva. Lesões no lobo temporal também afetam o comportamento, aumentando a agressividade e aumentando ou diminuindo o comportamento sexual. Outros sinais de trauma do lobo temporal são: dificuldade em reconhecer rostos (prosopagnosia), compreender as palavras faladas (afasia de Wernicke) e identificar e verbalizar sobre um objeto.

Cerebelo

Na base do crânio, o cerebelo é responsável pelos movimentos. Os sintomas de lesão cerebelo são a incapacidade de andar, coordenar movimentos complexos ou consecutivos, alcançar e pegar objetos.Tremores, fala arrastada, tonturas ou vertigens são também sinais de que pode haver algum trauma.

Tronco encefálico

Traumas no tronco encefálico podem resultar em sintomas perigosos, tais como a diminuição da capacidade de respirar, além de prejudicar a fala. Outros sinais incluem problemas com a ingestão de alimentos e água (disfagia), percepção, equilíbrio e movimento. Os problemas do sono, como a apnéia do sono e insônia, também podem indicar trauma no tronco encefálico.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível