Mais
×

Sinais e sintomas de tumor cerebral em cães

Atualizado em 17 abril, 2017

Os sinais e sintomas de um tumor cerebral em um cachorro dependem de onde o tumor está localizado e da velocidade de crescimento das células anormais. Algumas raças como boxer, Boston terrier, golden retriever, e Doberman pinscher são mais propensos a desenvolver tumores cerebrais. Cães idosos são mais suscetíveis que jovens. Sinais e sintomas desta condição podem ser físicos ou psicológicos.

Cachorros podem desenvolver tumores no cérebro (dog image by Michal Tudek from Fotolia.com)

Convulsões

Convulsões são um dos sintomas mais comuns de um tumor cerebral em um cachorro. Quando o tumor cresce, as convulsões ficam mais aparentes. Cães podem sofrer de convulsões em série, quando diversas ocorrem em sucessão, durante um curto período de tempo. Durante uma convulsão, seu cachorro para de respirar e o oxigênio para de chegar ao cérebro. Os ataques podem durar mais de quatro minutos e causar danos cerebrais e até morte. Podem ser controladas com medicação, mas quando o tumor cresce, os remédios podem se tornar menos eficientes.

Perda de sentidos

Um tumor pode afetar o nervo ótico, acarretando em perda parcial ou total da visão. Se seu cão subitamente tiver dificuldade em andar pela casa e começar a bater nas coisas, pode estar com um tumor. Eles também podem afetar o olfato e audição de seu cachorro. Se seu cão parar de vir quando chamado, ou não responder aos sons do ambiente, agende uma visita ao veterinário.

Dor

Um cachorro com tumor no cérebro pode choramingar, uivar ou esfregar a cabeça em objetos, em uma tentativa de aliviar a dor. Essa dor pode ser tão severa que impede seu cão de dormir e, quando ele dorme, pode ter dificuldade em respirar.

Mudanças comportamentais

Um tumor cerebral pode mudar completamente o temperamento de seu cão. Se ele normalmente for calmo, pode se tornar agressivo. Comportamentos obsessivos como latido contínuo podem surgir. Seu cachorro pode parecer desorientado, tendo dificuldades em andar por lugares familiares e até se acidentar pela casa.

Dificuldade de andar

Um tumor no cérebro, de seu cachorro, pode causar perda de equilíbrio, tropeços e até quedas. As patas dele podem tremer e ele pode apresentar dificuldades para subir escadas ou pular.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article