Sinais de superalimentação do peixe-dourado

Escrito por laura wood | Traduzido por ana luisa takahashi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sinais de superalimentação do peixe-dourado
Você deve alimentar o seu peixe uma vez por dia para evitar que ele coma excessivamente (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

O peixe-dourado é comum de água fria e de água doce. Ele possui uma variedade de cores, incluindo vermelho, marrom, preto, amarelo e laranja. Se bem cuidado, pode viver até 20 anos. O peixe-dourado pode comer constantemente e depende de você para controlar a quantidade de alimento que ele tem acesso. Alimentar seu peixe excessivamente pode levar a sérios problemas de saúde. Há vários sinais no tanque e em seu peixe que mostram que ele está comendo demais.

Outras pessoas estão lendo

Água turva

Se você alimentar o seu peixe excessivamente, poderá comprometer a qualidade da água em que ele vive. A água turva é um sinal de que algo orgânico está apodrecendo dentro do tanque. Isso é, geralmente, resultado de restos de comida que encontram-se no fundo do tanque e que estão apodrecendo. Limpe a comida e pare de alimentar seu peixe por alguns dias. Se a água clarear sozinha, você poderá começar a regular os momentos em que alimentará seu peixe-dourado.

Nado de cabeça para baixo

Um sinal crítico de que seu peixinho dourado está comendo excessivamente é quando ele vira e nada de cabeça para baixo. Isso mostra que o peixe está com um problema na sua bexiga natatória. Essa controla a flutuabilidade do animal e é afetada caso ele coma demais. Se for excessivamente alimentado, ele vai se tornar constipado, o que impede o ducto pneumático de inflar e desinflar adequadamente. Como resultado, o peixe irá virar-se, afundará até o fundo do tanque ou flutuará até a superfície. Pare de alimentá-lo por alguns dias para ajudar a aliviar sua constipação.

Inchaço e fezes

Alimentar o seu peixe em excesso levará à prisão de ventre. Um sinal de que o peixe está se sentindo constipado é o inchaço do estômago. Você também poderá notar que ele não está comendo como de costume e tem fezes longas. Você pode ajudar o seu peixinho dourado a aliviar sua prisão de ventre alterando a sua dieta. Ervilhas agem como laxante para o seu animal de estimação. Alimente, apenas por alguns dias, o seu peixe com ervilhas para parar sua constipação. Além disso, certifique-se de acrescentar fibras na sua dieta para manter seus movimentos intestinais regulares.

Algas

O crescimento de algas é outro sinal de que você pode estar alimentando excessivamente o seu peixe. As algas crescem quando há um aumento nos níveis de fosfato e nitrado no tanque. Isso vem de alimentos podres que ficam contidos no fundo. Um pouco de crescimento é normal em qualquer tanque, mas se houver muitas, você pode ter um problema. O peixe-dourado achará a alga uma boa fonte de nutrientes, mas comê-la em excesso ocasionará uma diminuição nos níveis de oxigênio. Isso é perigoso, já que seu peixe precisa de oxigênio para sobreviver. Limpe o excesso de água do tanque e certifique-se de alimentar apenas o que seu peixe consome, sem que haja sobras.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível