O que é a síncope cardiogênica?

Escrito por lori newell | Traduzido por luiz neves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Muitas vezes, a terminologia médica pode ser difícil de ser decifrada. Entretanto, ao desmembrar as palavras, pode-se facilmente entender a terminologia usada. No caso da síncope cardiogênica, é possível começar a entender este diagnóstico se souber que a palavra "síncope" refere-se a desmaios. "Cardio" refere-se a qualquer coisa ligada ao sistema cardiovascular ou ao coração. O termo "cardiogênico" significa que o problema se originou no sistema cardiovascular. Então, essa condição é um caso de desmaio devido a problemas cardiovasculares. Essa é uma das formas mais sérias de síncope e requer atenção médica.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

A síncope cardiogênica é um problema de saúde no qual não há sangue e oxigênio suficientes chegando até o cérebro. Quando o cérebro não recebe sangue e oxigênio suficientes, podem ocorrer desmaios e, algumas vezes, perda de consciência. Você estará correndo um risco maior em relação a este problema se já tiver uma doença arterial coronariana, angina, um histórico de ataques cardíacos, danos à estrutura do coração ou episódios de desmaios frequentes. Esse problema também ocorre quando você muda de uma posição para outra muito rapidamente, por exemplo, ao estar deitado e se levantar depressa. Isso poderá fazer sua pressão sanguínea cair.

Causa

A causa mais comum da síncope cardiogênica é um ritmo irregular do coração, também chamado de arritmia Um tipo de arritmia que pode causar síncope é a taquicardia. Isso significa que o coração bate num ritmo muito acelerado. Ela também pode ser causada por bradicardia, que ocorre quando o coração bate devagar demais, porém, essa causa é menos comum. A síncope causada por arritmia é suspeita em casos que há um histórico de doenças do coração anteriores aos desmaios.

Sinais

Normalmente, não existem sinais para a síncope cardiogênica e os desmaios aparecem subitamente. Em alguns casos, pode-se ter sintomas similares ao de um ataque cardíaco — como um aperto no peito, falta de ar, palpitações ou sensações de batimentos acelerados e fortes. Seu médico pode suspeitar que seus desmaios estejam relacionados ao coração, caso tendam a acontecer quando você está praticando uma atividade física.

Diagnóstico

Existem vários testes diferentes relacionados ao coração que podem ser feitos pelo seu plano de saúde para determinar a causa de seus desmaios. Alguns dos possíveis testes incluem ecocardiogramas, eletrocardiogramas, testes de estresse físico, fazê-lo usar um monitor cardíaco por um dia ou dois, entre outros. Pode levar algum tempo e uma combinação de testes para que seu médico possa determinar a causa exata do problema.

Tratamento

Como cada caso de síncope cardiogênica é muito diferente, você e seu médico terão de encontrar o tratamento certo para sua situação individual. Como essa condição é normalmente o resultado de outro problema médico, deve-se encontrar o problema inicial e tratá-lo primeiro. O tratamento pode incluir medicação, inserção de um marcapasso e outras opções. As opções disponíveis podem depender da sua idade, nível de atividade física, histórico médico e a severidade e frequência dos desmaios.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível