Síndrome do mau cheiro no couro cabeludo

Escrito por adriann walker | Traduzido por mariana dsp
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Síndrome do mau cheiro no couro cabeludo
O mau cheiro pode afetar qualquer pessoa (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

A síndrome do mau cheiro no couro cabeludo trata-se de um odor que emana do cabelo ou couro cabeludo. Ela pode ocorrer em homens, mulheres e crianças com qualquer comprimento de cabelo. Normalmente, o odor é mínimo imediatamente após o cabelo ter sido lavado, mas começa a se acentuar durante o dia, tornando-se insuportável.

Outras pessoas estão lendo

Causa

Todos os pelos e cabelos humanos têm bactérias e microrganismos. A síndrome do mau cheiro no couro cabeludo ocorre quando há um crescimento de micróbios na região, que pode ser causado por excesso de oleosidade no cabelo. Os microrganismos ficam no óleo e emanam um odor descrito como pesado, pungente e de mofo. A causa também pode ser ambiental. Se você, por exemplo, mora ou trabalha em um ambiente com muita fumaça ou produtos químicos, esses fatores podem contribuir para deixar o couro cabeludo com mau cheiro.

Conceitos errôneos

O mau cheiro do couro cabeludo é visto, por vezes, como um problema de higiene, o que não é verdade. Normalmente, as pessoas que sofrem dessa síndrome lavam o cabelo no mínimo uma vez por dia. Já se pensou que o mau cheiro fosse causado por má alimentação ou desequilíbrios hormonais. Apesar de esses fatores afetarem o cheiro do corpo, esse odor específico está relacionado às bactérias no couro cabeludo, e não à alimentação ou hormônios.

Tratamento

Um dermatologista pode ajudar a diagnosticar e tratar dessa síndrome. Existem também diversos remédios caseiros e outros vendidos sem prescrição que também podem ajudar. Xampus e sabonetes com enxofre são bons para tratar dessa síndrome, pois o enxofre mata as bactérias. O SAL3 contém 10% de enxofre e 3% de ácido salicílico, de acordo com o site norte-americano "smellyscalp.com". Para acabar de uma vez por todas com o mau cheiro, use esses produtos todos os dias por uma semana e, depois, use-os periodicamente para certificar-se de que as bactérias morreram. Se o tratamento tópico não funcionar, consulte um dermatologista para determinar se existe algum remédio vendido sob receita que consiga resolver o problema.

Disponibilidade de tratamento

Xampus com enxofre para tratar dessa síndrome não são encontrados em farmácias comuns. O SAL3 pode ser comprado on-line pelo site "smellyscalp.com" ou em lojas de produtos de beleza e perfumarias. Entre em contato com uma perfumaria para verificar se eles têm algum desses produtos em estoque ou se podem fazer uma encomenda para você. Um dermatologista também poderá prescrever outros tratamentos tópicos que podem ser adquiridos em farmácias.

Dicas

Os microrganismos estão em todo lugar, e qualquer coisa que encoste no cabelo tem esses seres. Enquanto trata da síndrome, certifique-se de trocar a toalha, escova de cabelo e fronha de travesseiro, pois todos esses itens podem contribuir para o problema. Antes de tentar os tratamentos tópicos, tente suspender o uso de todos os produtos capilares. O simples fato de trocar os produtos atuais por frascos novos desse mesmo produto pode ajudar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível