Mais
×

Síndrome do nariz vazio e ansiedade

Atualizado em 21 julho, 2017

A síndrome do nariz vazio, ou SNV, é uma condição causada pelo excesso de resseção do tecido nasal, chamado de cornetos. De acordo com a "Empty Nose Syndrome Association", a ansiedade é um sintoma comum relatada por muitos pacientes com SNV.

Pacientes com SNV frequentemente relatam ansiedade (Image by Flickr.com, courtesy of Kevin Dooley)

História

Cornetos são tecidos dentro da cavidade nasal que regulam o fluxo de ar e umedecem e aquecem o ar que respiramos. Médicos removem alguns ou todos os cornetos há séculos, em um esforço para aliviar a pressão do seio da face e dificuldades respiratórias.

Causas

A SNV é uma condição iatrogênica, o que significa que ela é causada por intervenção médica e não ocorre naturalmente. De acordo com um artigo no Los Angeles Times, um médico da Clínica Mayo identificou a SNV e suas ligações com a remoção de cornetos na década de 1990.

Características

As pessoas que sofrem de SNV relatam incapacidade de concentrar-se, respirar, dormir e sentir cheiros corretamente. Estes problemas resultam em depressão e ansiedade em uma alta porcentagem de pacientes. Sintomas relacionados incluem evitar contato social e transtorno do pânico.

Tratamento

O tratamento da ansiedade relacionado a SNV normalmente consiste de antidepressivos ou medicamentos ansiolíticos. A redução dos sintomas físicos da SNV é informalmente relatada por aliviar a ansiedade relacionada. Existe atualmente uma grande variedade de tratamentos contra a SNV, de limpeza holística nasal até cirurgia.

Aviso

A evidência da SNV, seu tratamento e os sintomas estão sob debate na comunidade médica. Consulte um especialista em ouvido, nariz e garganta (conhecido como otorrinolaringologista) para discutir tratamentos para problemas de sinusite.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article