Mais
×

Síndrome das pernas abertas em passarinhos

Atualizado em 21 novembro, 2016

A síndrome das pernas abertas ocorre em pintinhos recém nascidos. Apesar de também afetar outros animais, ela é um problema principalmente entre as aves domésticas. As pernas do frango abrem-se para fora em vez de permanecerem alinhadas e retas debaixo da ave. Isso inibe a capacidade da ave para levantar e andar. Essa síndrome é mais fácil de ser impedida do que curada. O cuidado adequado com aves jovens — um fornecimento adequado de substrato e caixa — é a melhor técnica de prevenção para essa doença.

Causa

As pernas abertas acontecem quando a superfície do assoalho da chocadeira é muito lisa para as aves bebês ganharem tração. Uma chocadeira é uma caixa especial ou cooperativa que fornece as condições ambientais adequadas para criar aves recém-nascidas. Papelão e jornal são usados às vezes para forrar o fundo da chocadeira. Mas eles criam uma superfície lisa e os pintinhos têm dificuldade em aprender a andar. O resultado da tentativa de manter o equilíbrio sobre uma superfície lisa é o que torna as pernas das aves afastadas.

Efeitos

Um filhote de passarinho com angulações na perna vai virar um pássaro adulto com esses mesmos problemas. Essas aves terão dificuldade em fugir dos predadores e manter-se socialmente no grupo. Além disso, à medida que os corpos crescem, as pernas não serão capazes de gerir eficazmente o peso crescente. Isso pode tornar difícil ou impossível para o pássaro mover-se por si próprio para encontrar comida e água, levando a uma deficiência grave ou morte.

Tratamento

Às vezes, as angulações de pernas podem ser tratadas com imobilização. Existem vários remédios caseiros para imobilização das aves. Um método é embrulhar um Band-Aid ou esparadrapo curto ao redor de ambas as pernas para fornecer a tensão suficiente para trazê-las de volta para o alinhamento apropriado. Também é possível formar uma tala com um palito de pirulito ou fósforo e esparadrapo. Não se esqueça de remover a ponta para evitar que o pássaro a engula.

Prevenção

A melhor maneira de tratar a síndrome das pernas abertas é evitá-la. Escolha serragem ou areia para a caixa de necessidades da chocadeira. Se isso não for possível, ou você achar que os pássaros estão ingerindo muita serragem, use jornal coberto com uma camada de papel toalha. O jornal ajuda a absorver resíduos e derramamentos e as toalhas de papel proporcionam tração. Ambos são baratos e facilmente removíveis. As toalhas de papel protegem os filhotes de angulações nas pernas e também torna a manutenção e limpeza da caixa de chocadeira mais fácil.

Reprodução

Todas as raças de aves domésticas estão sujeitas à síndrome das pernas abertas. Ao escolher uma raça para criação, você não será capaz de escolher as angulações na perna. Considere a finalidade que deseja que os pássaros tenham — você deseja criar aves de carne, para botar ovos, animais de estimação ou uma combinação disso? Considere o tamanho da ave e do quintal. Considere o temperamento do pássaro que deseja ter. Algumas aves são melhores com crianças do que outras. Algumas são agressivas e outras excessivamente passivas. Se quiser aves como animais de estimação, deve considerar algumas raças de frango pequenas. Eles são inteligentes e podem ser bastante carinhosos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article