Palpitações cardíacas causadas por gases estomacais

Um comprimido antigases e um arroto talvez possam fazer seu coração voltar a bater normalmente

Há diversas causas para as palpitações cardíacas. Algumas delas bastante inocentes e até divertidas, como aquelas que você sente depois de dançar ou dos sustos de um filme aterrorizante. Já os outros motivos, que vêm insidiosamente, causam mais problemas e podem advir de algo completamente inócuo ou de uma causa que precisa de atenção médica. Se você tiver gases no estômago junto às palpitações, isso reduz as causas potenciais.

Tipos

Palpitações cardíacas são arritmias. Existem três tipos básicos de arritmias: taquicardia (ritmo cardíaco acelerado), bradicardia (batimentos muito lentos) e batidas ectópicas, as quais podem ser batidas a mais ou irregulares.

DRGE

O refluxo ácido e a DRGE, doença do refluxo gastroesofágico, são semelhantes, sendo que a última é a forma mais grave da doença. Ela ocorre quando o conteúdo do ácido do estômago volta para o esôfago. A DRGE tem uma variedade de sintomas que podem incluir gases, inchaço, pequenas quantidades de regurgitação ácida na boca, vômitos, azia, tosse crônica, dor de garganta e sinusites frequentes. Se a doença for de longa data, há um potencial de aumento dos ataques de asma. Os pacientes eventualmente relatam palpitações cardíacas ao mesmo tempo.

Potencial

Não há nenhum estudo científico ou conhecimento médico aceito indicando que as palpitações do coração sentidas por alguns pacientes vêm da DRGE ou dos gases causados pela doença. No entanto, existe um potencial de ocorrência dos dois ao mesmo tempo. O nervo vago, que desempenha um papel na regulação do ritmo cardíaco, envia a informação para o cérebro sobre o esôfago, bem como comandos de deglutição. As informações enviadas ao cérebro podem se confundir quando o ácido gástrico estimula o nervo vago.

Hérnia de hiato

Uma hérnia de hiato é o movimento da junção gastroesofágica, que é o local onde o estômago e o esôfago se conectam, e uma parte do estômago se localiza na área do peito. Normalmente, isso causa muitos dos sintomas da DRGE. Na verdade, pode ser a causa dessa doença. Estes tipos de hérnias ocorrem quando o tecido que segura a junção ao diafragma torna-se fraco e se movimenta quando é pressionado por algum tipo de esforço.

Hipótese

Mais uma vez, embora não haja nenhuma prova científica, mais e mais médicos agora ouvem histórias engraçadas de seus pacientes sobre como os comprimidos antigases e arrotos os ajudaram a regular o seu ritmo cardíaco. Outra hipótese é a de que o esôfago prende o gás quando a hérnia desliza para dentro da cavidade torácica. O gás retido pressiona o nervo vago e provoca as palpitações cardíacas.

eHow Brasil
×