×
Loading ...

Como fazer sinetes em casa

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um sinete tipicamente possui uma gravura em relevo, lacra envelopes e embalagens, sendo uma indicação de que alguém possa ter aberto ou não uma correspondência. Mesmo com muitas lojas vendendo tais artefatos, tradicionalmente o sinete é de uso pessoal do seu dono. Uma cera caseira é simples de fazer e você pode passar para sua família como herança. Apenas alguns ingredientes e um pouco de criatividade são exigidos para fabricar seus sinetes pessoais.

Instruções

O sinete dá um toque clássico à qualquer carta ou embalagem (Stamp ant twin image by Mykola Velychko from Fotolia.com)
  1. Rascunhe suas ideias em um pedaço de papel até que encontre um design de que você goste. Tente usar iniciais, traços do seu animal favorito ou o brasão da sua família.

    Loading...
  2. Em uma superfície limpa enrole um pedaço de argila em um formato cilíndrico de 13 cm de comprimento e 5 cm de espessura. Isso será o corpo do seu sinete.

  3. Use uma faca não serrilhada para cortar 1 cm de cada extremidade do corpo de argila. Faça um corte reto para que tenha uma superfície macia e plana. Descarte os pedaços.

  4. Faça o design planejado em uma das extremidades do corpo de argila com o palito. Caso erre, esfregue com seu polegar até que tudo fique liso e macio e comece novamente. Se tiver dois desenhos, faça um em cada lado do corpo de argila.

  5. Deixe a argila secar durante o tempo especificado pelo fabricante ou por pelo menos 24 horas.

  6. Derreta uma vela colorida na carta que deseja selar, usando o isqueiro, até a quantidade referente a uma moeda de 50 centavos.

  7. Pressione o corpo de argila entalhado na cera derretida, segure por 20 segundos e retire para revelar seu selo personalizado.

Loading...

Dicas

  • Lojas especializadas vendem ceras fabricadas especialmente para sinetes, que possuem uma composição diferente da cera de vela comum.

O que você precisa

  • Argila
  • Lápis
  • Papel
  • Palito
  • Faca não serrilhada
  • Vela colorida
  • Isqueiro

Referências

Loading ...
Loading ...