Sinovite articular do joelho

Escrito por lynn hetzler | Traduzido por philipe oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sinovite articular do joelho
Sinovite articular do joelho pode ser dolorosa (knee image by Vasily Smirnov from Fotolia.com)

Dor no joelho pode ser apenas irritante ou pode sinalizar um problema sério. Uma das causas dessa dor é uma condição conhecida como sinovite. A sinovite do joelho pode ser causada por doença crônica tal como a artrite, por um ferimento ou uma outra doença. Determinados tipos de câncer de tecido mole também pode começar no tecido entre os ossos chamado de sinóvia, de acordo com a Sociedade Americana de Câncer. Felizmente, a maioria dos casos sinovite articular do joelho não é fatal, mas ainda é uma situação muito séria para aqueles que sofrem com isso.

Outras pessoas estão lendo

Anatomia

Os ossos da articulação do joelho estão protegidos por uma membrana especial preenchida por líquido que encapsula os ossos e articulação. O principal objetivo do líquido sinovial é proporcionar um movimento suave, evitando que os ossos da perna entrarem em contato entre si quando o joelho é movimentado. Sinovite descreve uma condição em que a membrana sinovial está inflamada ou danificada.

Causas

Sinovites podem ser causadas por uma ampla variedade de doenças, incluindo artrite reumatoide, osteoartrite, doença reumática e anemia falciforme. Ela também pode ser causada por uma lesão ou câncer. É essencial realizar exames para determinar a causa exata da sinovite articular crônica do joelho, pois algumas doenças, como a sinovite vilonodular pigmentada do joelho, podem ter sintomas parecidos com outras patologias, de acordo com um artigo publicado no "American Family Physician", em 1 de outubro de 1999.

Sintomas

Dor, inchaço e rigidez na articulação do joelho são sintomas de sinovite. A pessoa pode ter dificuldade para caminhar.

Diagnóstico

Uma visita ao médico é essencial. Para ajudar a diagnosticar sinovite, pode ser necessário pedir exames, como raios-X, ressonância magnética, tomografia e até mesmo exames de sangue. Algumas vezes, o liquido sinovial é retirado do joelho com uma agulha e este fluido é enviado para o laboratório para ser examinado. Este exame inclui medição de viscosidade, cor, claridade, e se determinadas substâncias, como as células brancas do sangue, estão presentes.

Tratamento

Com base na causa de sinovite, vários tratamentos podem ser prescritos. Se a sinovite é causada por lesão, descanso e elevação da perna pode ser suficientes. O joelho deve ser envolvido com uma gaze comprimindo-o. Se a sinovite é devido à artrite, medicação anti-inflamatória e analgésicos. Se a artrite estiver avançada, cirurgia por artroscopia pode ser realizada para remover a totalidade ou parte do tecido sinovial afetado.

Prognóstico

Dependendo da causa de sinovite no joelho, a dor e inflamação pode curar por si própria ou com o uso de anti-inflamatórios e analgésicos. Se a sinovite na articulação do joelho é causada por artrite reumatoide ou outras doenças degenerativas, a articulação do joelho e ossos das pernas vão continuar a degenerar a menos que o tratamento correto seja procurado. Pacientes frequentemente sentem alívio após a cirurgia.

Prevenção

É claro que evitar as lesões sempre será a melhor prevenção, mas se uma lesão no joelho não se cura em poucos dias, é necessário procurar ajuda médica para que a lesão não se transforme em uma condição crônica. Na sinovite articular do joelho causada pela artrite, a melhor prevenção é a continuação da terapia prescrita.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível