Mais
×

O que é a síntese de colágeno?

Atualizado em 23 março, 2017

O colágeno é uma proteína fibrosa encontrada em toda a estrutura do corpo. Na verdade, vários tipos de colágeno formam aproximadamente um terço do peso do corpo. Ele é um componente primário no tecido conjuntivo, como tendões e ligamentos. É usado consideravelmente na matriz extracelular, que forma a base da maioria dos tecidos conjuntivos. A síntese de colágeno se refere ao processo de criação do colágeno, a qual será discutida nesse texto.

O colágeno é uma proteína fibrosa encontrada em vários tecidos do corpo (much of tabs image by Maria Brzostowska from Fotolia.com)

Pró-colágeno

O primeiro passo na síntese de colágeno é a criação de pró-colágeno, uma estrutura semelhante ao colágeno, mas com peptídeos adicionais (conjuntos de aminoácidos).

Retículo endoplasmático

Depois que o pró-colágeno é formado, ele é transportado ao retículo endoplasmático e ligado a outras duas cadeias de pró-colágeno para criar uma estrutura de tripla-hélice mais forte.

Secreção

Depois que o pró-colágeno de tripla-hélice é formado, a estrutura é secretada da célula.

Remoção do peptídeo

Quando o pró-colágeno sai da célula, as enzimas removem os peptídeos extras do final do pró-colágeno, o que cria o verdadeiro colágeno.

Formação de fibras

O último estágio do processo é quando as moléculas de colágeno formam fibrilas de colágeno, uma subestrutura que é usada para então criar as fibras de colágeno.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article