Saúde

Sintomas de alergia ao açúcar e ao trigo

Escrito por jason candanedo | Traduzido por luis fernando dias carvalho
Sintomas de alergia ao açúcar e ao trigo

Uma forma de reação alérgica contém erupções cutâneas e coceira

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Alergia a produtos alimentícios é um tópico ao qual deveríamos dar certa atenção, afinal, muitas pessoas sofrem desse problema. Talvez tenhamos um amigo ou familiar que tenha alergia ao açúcar ou trigo. Com um pouco mais de conhecimento sobre isso, podemos demonstrar sensibilidade em relação às suas necessidades, dar-lhes suporte e ajudá-los em situações de emergência médica.

Alergias

A alergia a um alimento é o resultado de uma resposta negativa do sistema imune a certos produtos alimentícios. Até 2% dos adultos e 8% das crianças, especialmente aquelas com menos de seis anos, são afetados por alergias. Alergias ao trigo são aquelas relativas às proteínas do trigo (vários componentes no trigo), enquanto que intolerância ao açúcar é uma reação a diferentes tipos de açúcar. Estes dois tipos de alergia podem ser difíceis de controlar, uma vez que muitos produtos alimentícios contêm um ou ambos ingredientes.

Sintomas de alergia ao açúcar

Os sintomas de alergia ao açúcar são vários - incluindo a intolerância a certas variedades do produto. Uma pessoa pode ter intolerância ao açúcar de mesa (em cubos, em pó, etc.) enquanto outra pessoa poderá ser alérgica ao açúcar marrom (por exemplo, o açúcar mascavo) ou o açúcar em pó. Há ainda pessoas alérgicas a todos os tipos de açúcares. Sintomas de alergia ao açúcar incluem vômitos, erupções ou crises de urticária, azia, enxaquecas, fadiga, inquietação e ansiedade. Uma pessoa pode ter um desses sintomas ou todos eles, dependendo de sua sensibilidade.

Sintomas de alergia a trigo

Alergias a trigo são desencadeadas por diferentes proteínas contidas no trigo. A alergia de uma pessoa pode ser originada por glutelinas (proteína de cereais e sementes), enquanto outra pessoa pode ser alérgica apenas a prolaminas (um tipo de proteína com grande quantidade de prolina). Sintomas de alergia a trigo incluem depressão, dor no peito, eczema, frequência cardíaca acelerada, erupções cutâneas, dor muscular ou nas articulações, vômitos, tontura, síndrome do intestino irritável, fadiga, coceira nos olhos, coriza e diarreia. E a lista poderia seguir adiante. O portador de alergia pode sofrer uma combinação de sintomas ou apenas um deles. O diagnóstico depende de testes conduzidos por um médico.

Choque anafilático e tratamento

Sintomas de alergia alimentícia podem resultar em choque anafilático se não forem tratados. Apesar de ser uma reação rara às alergias a trigo e açúcar, esse sintoma específico não deve ser desconsiderado. Uma pessoa que sofra de choque anafilático pode sucumbir e morrer num intervalo de minutos, devido ao fechamento de vias aéreas. Um tratamento imediato para essa emergência médica é uma injeção de adrenalina - que abre imediatamente as vias aéreas do corpo e mantém o bombeamento sanguíneo. Se você testemunhar o que lhe parecer ser um choque anafilático, ligue para a emergência imediatamente.

Conclusão

Medidas preventivas são a melhor forma de lidar com alergias ao açúcar e ao trigo. Ter uma dieta que não inclua produtos com trigo nem com açúcar pode soar difícil, mas é necessária se você quiser evitar reações negativas. Consultar um nutricionista é a melhor forma para desenvolver uma dieta restritiva e achar substitutos alimentares.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media