Sintomas de alergia a morangos

Escrito por ann paige | Traduzido por marcelo couto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sintomas de alergia a morangos
Até morangos podem desencadear uma reação alérgica (Siri Stafford/Lifesize/Getty Images)

A alergia alimentar afeta cerca de 4% dos adultos e mais de 8% das crianças, segundo o site Mayo Clinic. Qualquer comida pode gerar uma reação alérgica e o morango, uma fruta popular, é um dos vilões mais comuns. Algumas reações não são tão significativas, mas outras podem colocar sua vida em risco. Por isso é importante saber sobre prevenção, sintomas e tratamentos de alergias causadas por comida.

Outras pessoas estão lendo

Características

Uma alergia alimentar resulta de uma resposta anormal do sistema imunológico do corpo a um determinado tipo de comida. Conforme Mayo Clinic, o sistema imunológico confunde o alimento com um invasor externo e produz uma substância chamada histamina, causadora dos sintomas alérgicos. Geralmente, é necessário se expor a certo tipo de comida mais de uma vez para que a reação aconteça. De acordo com o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, os sintomas aparecem logo após a segunda ingestão da comida. Muitas pessoas frequentemente confudem intolerância a algum tipo de comida com alergia. Segundo Mayo Clinic, embora a intolerância cause alguns sintomas de alergia, ela não está relacionada com uma resposta do sistema imunológico.

Sintomas

Os sintomas da alergia a morangos são os mesmos de qualquer outra alergia alimentar. De acordo com o site de Mayo Clinic, os sintomas aparecem dentro de alguns minutos ou até uma hora depois de ingerir a comida e incluem: assadura ou vermelhidão ao redor da boca, urticárias ou inchaço, eczemas, vômito, diarreia, inchaço ou coceira na boca, nos lábios ou na língua, aperto na garganta e dificuldade para respirar.

Tratamento

O tratamento mais comum para os sintomas da alergia alimentar é tomar alguma medicação anti-histamínica, como Benadryl, logo que os sintomas aparecerem. Esses remédios diminuem a resposta do sistema imunológico, reduzindo as manifestações alérgicas e prevenindo que uma reação mais séria ocorra. Consulte seu médico ou farmacêutico sobre a dosagem correta para você ou seu filho.

Alerta

O Instituto Nacional de Saúde dos EUA afirma que você deve chamar uma ambulância no momento em que sentir um aperto na garganta ou dificuldade para respirar provenientes da ingestão de morangos ou qualquer outro tipo de comida. Esses sintomas indicam uma reação alérgica muito grave, chamada anafilaxia, que requer atendimento médico imediato.

Prevenção e solução

Se você tem alergia a morangos ou qualquer outra comida, é importante que evite contato com esses alimentos, principalmente em restaurantes ou eventos sociais nos quais não há como saber com quais ingredientes ou como os pratos foram preparados. Converse com os atendentes dos lugares sobre a sua alergia para evitar os itens do menu que possam conter morangos ou outros alimentos que o afetem. Se já tiver passado por uma reação alérgica grave, pergunte ao seu médico sobre a possibilidade de lhe prescrever injeções de adrenalina que você possa manter consigo o tempo todo. Essa pequena precaução permite a administração do medicamento que pode freiar os sintomas de uma reação grave.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível