Sintomas de angina em mulheres

Escrito por melody hughes | Traduzido por lara hildebrand braghim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sintomas de angina em mulheres
Muitas mulheres deixam de procurar um médico imediatamente por confundirem os sintomas da angina (Adam Gault/Digital Vision/Getty Images)

De acordo com a Associação Americana do Coração, doenças cardíacas são a maior causa de morte entre as mulheres nos Estados Unidos. A angina é um dos sintomas de doenças cardíacas que ocorre quando o fluxo de sangue no coração é temporariamente bloqueado e o órgão fica privado de oxigênio. Pode ocorrer como resultado de excesso de esforço ou pode ser o primeiro sinal de um enfarto fulminante. Existem dois tipos de angina: a estável, que ocorre após a pessoa fazer um esforço físico e a instável, que ocorre sem provocação e é a mais perigosa dos dois tipos. De acordo com a Cleveland Clinic, as mulheres geralmente demoram para procurar tratamento porque não associam os sintomas com problemas de coração. Um médico deve ser procurado imediatamente quando sentidos os sintomas.

Outras pessoas estão lendo

Sintomas no estômago

As mulheres são mais propensas que os homens a ter sintomas de angina relacionados à problemas de estômago. Elas sentem dores de estômago e náuseas. Também podem sentir uma sensação de azia. Muitas mulheres também relatam sentir indigestão. Às vezes, como apenas o estômago se manifesta, e outros sintomas vistos como mais graves, dor no peito por exemplo, não, as mulheres não buscam imediatamente o tratamento médico, pois confundem os sintomas com uma doença mais simples, como refluxo ácido.

Sensação de choque

A palavra angina significa dor do choque. Pessoas que tem a doença sentem como se tivessem levado um choque ou se estivessem sufocando. Também foi relatada a dificuldade para engolir, ou a sensação de se ter um caroço na garganta, como se estivesse fechada. Esses sintomas são muito incômodos, principalmente se acompanhados de falta de ar.

Falta de ar

Mulheres que já passaram pela experiência de uma angina relataram dispneia, ou seja, falta de ar. A sensação é que subitamente não é mais possível respirar o ar, ou que o oxigênio inalado é insuficiente. A respiração se torna muito superficial. A dificuldade para respirar pode ocorrer também em situações de esforço físico, o que pode ser indício de angina estável. Caso a falta de ar ocorra em um momento tranquilo, de descanso, pode ser um sintoma do tipo instável da doença.

Desmaio

Mulheres são mais propensas a sentir tontura ou desmaiar durante um ataque de angina do que os homens. É muito provável que uma mulher desmaie na ocorrência de um ataque do coração. Elas também podem se sentir fracas e fatigadas subitamente, com a sensação de ter as pernas moles. Outra característica ocorrente em mulheres é a palidez repentina e suor frio.

Dor no peito

Nem sempre as mulheres sentem a dor no peito quando tem uma angina, no entanto, algumas relatam sentir dores agudas e latejantes, enquanto a maioria dos homens relata apenas pressão no peito. As mulheres também podem sentir uma sensação de ardor ou aperto no peito, que vai e volta, durante o ataque, além de sentir que o seu coração bate mais rápido do que o normal.

Dor no corpo

Há relatos de mulheres que sentem também dores em outras partes do corpo durante a angina. Essas outras dores podem acompanhar ou não a dor no peito. Um bom exemplo desses incômodos durante um ataque de angina é uma forte dor nas costas, que pode ser confundida com um músculo distendido. A dor também pode ser sentida na região da mandíbula, ombros e braços. Mais frequentemente, a dor se manifesta do lado esquerdo do corpo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível