Sintomas após fertilização in vitro

Escrito por barbara diggs | Traduzido por josciel sousa
Sintomas após fertilização in vitro

Os sintomas de gravidez em pacientes de Fertilização in Vitro geralmente são semelhantes aos da gravidez natural

BananaStock/BananaStock/Getty Images

Os sintomas de gravidez que podem ocorrer após a Fertilização in Vitro (FIV) não são diferentes de sintomas de início de gravidez comuns. Uma vez que os embriões são transferidos de volta para o útero, se a gravidez ocorrer, seguirá como qualquer outra. No entanto, uma mulher que se submeteu a uma FIV deve interpretar qualquer sintoma que experimentar com cautela. O procedimento da FIV usualmente requer que a mulher tome certos hormônios que podem causar sintomas semelhante aos da gravidez mesmo em mulheres em que a gestação não se estabeleceu.

Outras pessoas estão lendo

Fadiga

É comum que as mulheres comecem a sentirem fadiga dias após a concepção (ou no caso das pacientes de FIV, transferência). Esse sintoma é causado por um pico do hormônio progesterona. Em gestações naturais, a progesterona é liberada pelo corpo em grandes quantidades na medida em que é necessária para manter o revestimento do útero no qual um óvulo fertilizado se implanta. Após a transferência, pacientes de FIV devem tomar suplementos ou injeções de progesterona para manter esse revestimento. A fadiga que uma paciente de FIV sente após a transferência pode ser devida aos suplementos de progesterona ou devida à progesterona que é liberada pelo corpo por conta da gestação.

Alterações nos seios

Dentro de uma a duas semanas após uma transferência de embriões, uma mulher pode perceber que seus seios estão inchados ou muito macios. Ela pode também sentir formigamento nos seus mamilos e perceber que suas auréolas se escureceram. No início da gestação, a maioria ou todas as alterações nos seios podem ocorrer devido aos níveis elevados dos hormônios estrogênio e progesterona. No entanto, a paciente de FIV deve interpretar tais sintomas com um pouco de desconfiança, já que ela, quase certamente, está tomando suplementos de progesterona que também podem causar tais sintomas.

Náuseas

A náusea é provavelmente o sinal de gravidez mais bem conhecido. Ela é causada por quantidades aumentadas de hormônios no corpo da mulher. Algumas vezes, a náusea começa cedo, uma semana após a concepção. Para a paciente de FIV, pode ocorrer dentro de dias após os embriões serem transferidos de volta ao útero. Apesar da náusea ser o sintoma clássico da gravidez, nem todas as mulheres o experimentam. Algumas grávidas se sentem perfeitamente saudáveis enquanto outras se sentem doentes o dia todo.

Urinação frequente

Um sinal clássico de início de gravidez é a necessidade de urinar frequentemente. De acordo com a instituição March of Dimes, esse sintoma é causado, em parte, pela produção do hormônio Gonadotrofina Coriônica Humana (hCG). O hCG é produzido pelas células que formam a placenta e, sob circunstâncias normais, sua presença no corpo é o sinal definitivo de gravidez. Porém, muitos protocolos de FIV requerem que as pacientes tomem injeções de hCG após a transferência para ajudar a manter a gravidez, se ela ocorrer. Portanto, se uma mulher tomou uma injeção de hCG, a urinação frequente pode ser causada pela injeção, e não pela gravidez.

Ausência de menstruação

Uma paciente de FIV deve esperar que sua menstruação chegue em aproximadamente 14 dias após a transferência. Se passarem mais de 14 dias sem a menstruação, a paciente pode estar grávida. Algumas vezes, uma mulher pode ter um período menstrual consideravelmente menos intenso e com menor duração que o usual – isso também pode ser um sinal precoce de gravidez.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media