Saúde

Sintomas de baço inchado

Escrito por jonae fredericks | Traduzido por josé víctor dias lourenço
Sintomas de baço inchado

Consulte um médico regularmente

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

O baço é um órgão do tamanho de um punho, que é parte do sistema linfático. Situa-se no lado esquerdo do abdome, acima do estômago e diretamente abaixo das costelas. Um inchaço ou aumento do baço, ou esplenomegalia, não é uma doença, mas uma condição que resulta de uma doença subjacente. Há várias condições que levam o baço a inchar e se encher de sangue: mononucleose, leucemia, cirrose hepática e malária. Se a condição subjacente pode ser tratada, o baço voltará, muitas vezes, ao tamanho normal. Se não, um baço inchado pode precisar de ser removido cirurgicamente.

Outras pessoas estão lendo

Anemia e fadiga

O baço funciona como parte do sistema linfático e é responsável pela filtração do sangue e manutenção de glóbulos vermelhos e brancos e plaquetas saudáveis. Fadiga é um sintoma comum de um baço inchado e geralmente é causada por anemia. A Clínica Mayo explica que a anemia é a falta de células vermelhas do sangue. Quando os glóbulos vermelhos estão escassos, quantidades adequadas de oxigênio não circulam através do corpo. Isso pode levar a uma perda de energia. Se o inchaço do baço não for solucionado, a fadiga vai piorar e causar mais complicações.

Dor

A dor é um sintoma que pode se desenvolver conforme o baço incha e se estende. De acordo com o Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (U.S. National Library of Medicine), baço inchaço muitas vezes causa dor na parte superior esquerda da cavidade abdominal. Às vezes, a dor pode se irradiar para o ombro esquerdo e também se espalhar para a área do flanco posterior. A dor associada com um baço inchado pode causar dificuldades na respiração, especialmente se a dor piora a cada vez em que se realiza uma respiração profunda.

Sensação de preenchimento

Quando o baço está inchado, ele pode pressionar o estômago e causar uma sensação de preenchimento, mesmo quando pequenas quantidades de alimentos são ingeridas. O Departamento de Saúde Comunitária da Geórgia explica que a pressão colocada sobre o estômago pode fazê-lo sentir como se grandes quantidades de alimentos tivessem sido ingeridas, quando, na verdade, pode nem ter sido ingerido, de forma alguma, nenhum alimento. Como resultado, pode ocorrer perda de peso.

Problemas de sangramento

Como o baço incha, isso reduz quantidades excessivas de células sanguíneas e plaquetas. Plaquetas sanguíneas desempenham um papel essencial na coagulação e, quando não há plaquetas disponíveis o suficiente para fazer o seu trabalho, a coagulação para e o risco de perda importante de sangue se eleva. Não apenas a contagem insuficiente de plaquetas é catastrófica em caso de lesão, pois o ingurgitamento do baço com grandes quantidades de células sanguíneas pode causar sangramento ou, até mesmo, a ruptura do órgão.

Precaução

Um alargamento do baço pode levar a complicações que podem justificar um atendimento de emergência. Por exemplo, a dor severa, febre alta e infecção crônica podem sinalizar condições que podem ser fatais. Também é importante notar que um baço aumentado pode rasgar ou se romper como resultado de trauma. O site Monotreatment.com relata que o tratamento médico é essencial para parar o sangramento de um baço rompido.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media