Sintomas de baixa pressão ocular

Escrito por dana severson | Traduzido por wanderson andrade
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sintomas de baixa pressão ocular
A pressão ocular reduzida também é conhecida como hipotonia ocular (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Quando você estiver sofrendo de baixa pressão ocular, isto será, normalmente, um sintoma de uma doença subjacente. Entretanto, essa sensação nem sempre é um motivo de alarme, pois pode ter uma razão simples por trás desse sintoma. Isso não significa que você não deva consultar um médico, pois a detecção precoce é sempre o tratamento mais eficaz .

Outras pessoas estão lendo

Objeto estranho

De todas as razões para uma baixa pressão ocular, um objeto estranho é, de longe, um dos fatores mais comuns. Este pode ser uma partícula de pó, cílio desinserido ou mesmo um pedaço de metal. Qualquer corpo estranho no olho pode causar algum aumento de sua pressão. Claro, os objetos mais duros representam problema maior, já que podem perfurar seu olho, resultando, inevitavelmente, em uma lesão. Uma vez que a partícula tiver passado a camada superficial do olho, uma dor intensa e hipotonia ocular poderão ocorrer.

Sinusite

Outra causa comum de baixa pressão ocular é a sinusite, que é essencialmente uma infecção que provoca uma inflamação dos seios paranasais. Devido à localização desses seios, qualquer inflamação pode causar sintomas oculares. Muitas vezes, uma dor de cabeça provocada por sinusite pode ser referida dentro das bochechas até nas bases de seus olhos, então a baixa pressão que você está sentindo pode ser resultado de uma sinusite.

Problemas de visão

Também é possível que problemas comuns de visão possam causar queda na pressão ocular. Pode ser miopia, hipermetropia ou astigmatismo que esteja produzindo algum grau de fadiga do olho, o que pode causar esse sintoma em um ou ambos os olhos. A correção do erro de refração visual pode, muitas vezes, resolver esse problema.

Olhos secos

O sintoma de baixa pressão ocular também pode ser resultado de uma condição conhecida como olho seco (xeroftalmia). Nessa situação, suas glândulas lacrimais não produzem quantidade suficiente de lágrima para lubrificar adequadamente seus olhos. Com o tempo, eles podem tornar-se ressecados e doloridos, podendo levar à hipotonia ocular.

Retinopatia diabética

A redução da pressão ocular pode ser uma complicação do diabetes. Muitas vezes referida como retinopatia diabética, os vasos sanguíneos do olho podem enfraquecer, geralmente devido a uma elevação prolongada dos níveis séricos de glicose. Como os vasos enfraquecem, podem começar a infiltrar fluidos, tal como o sangue, em sua retina. Isso pode, eventualmente, causar a hipotonia ocular.

Glaucoma

Algumas vezes, o sintoma de baixa pressão ocular é causado por glaucoma, que é uma forma de lesão do nervo óptico. Com a instalação dessa condição, a maioria das pessoas começam a experimentar uma quantidade cada vez maior de pressão dentro de um ou ambos os olhos. Ao longo do tempo, essa pressão elevada provocará a perda da visão, tornando o diagnóstico uma parte importante do tratamento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível