Saúde

Sintomas de câncer na gengiva

Escrito por george n. root iii | Traduzido por priscila pedroso
Sintomas de câncer na gengiva

Os primeiros sintomas do câncer na gengiva são quase imperceptíveis

Thinkstock/Comstock/Getty Images

O câncer na gengiva muitas vezes pode passar despercebido até que chegue aos estágios avançados. Pessoas que não consultam regularmente o dentista podem não perceber os sintomas iniciais de câncer de gengiva e podem tentar tratá-los por conta própria. O câncer na gengiva é diagnosticado partir de exame de sangue, biópsia do tecido da gengiva ou exame de imagem, como ressonância magnética ou tomografia computadorizada.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

Thinkstock/Comstock/Getty Images

A gengiva é o tecido que cobre a base dos dentes. O cancro goma, também conhecido como o cancro gengival, é um crescimento anormal de células que ocorre no tecido da gengiva. Se diagnosticado e tratado a tempo, a probabilidade de sucesso de cura aumenta em torno de 75 por cento. Caso haja demora no diagnóstico, ele pode ser fatal, pela possibilidade de se espalhar para outras partes do corpo, principalmente para o cérebro.

Efeitos

Os sintomas são moderados no início e vão piorando progressivamente. Um dos primeiros sintomas é a dor, que podem acontecer durante a escovação dos dentes, porém pode progredir rapidamente para dores durante a ingestão de alimentos e líquidos. Com o tempo esta dor se torna crônica, ou seja, permanente. Outros sintomas iniciais de câncer de gengiva incluem o inchaço, normalmente depois do início da dor, com sensação de um pequeno latejamento, que seria o início de um tumor cancerígeno.

Potencial

Assim que câncer se desenvolve, há avanços nos sintomas que incluem o crescimento de nódulo na gengiva e a formação de úlceras, que são lesões dolorosas que podem ou não sangrar. Um dos sintomas comuns de câncer é o sangramento das gengivas. Esse sangramento pode ocorrer primeiro após a escovação dos dentes, mas como o câncer se desenvolve na gengiva, pode acontecer a qualquer momento, sem motivo ou aviso.

Prevenção

O método mais comum no tratamento de tumores associados ao câncer de gengiva é a cirurgia. Se o câncer se espalhar serão necessários tratamentos combinados com medicamentos, quimioterapia e terapia com radiação. Para tumores maiores, o dentista pode optar por utilizar a medicação da quimioterapia ou radioterapia em vez de cirurgia, para evitar que haja possibilidade de que a cirurgia espalhe as células cancerígenas mais rapidamente.

Considerações

Umas das formas mais eficazes de minimizar a ameaça de câncer na gengivas seria fazendo um check up odontológico uma vez a cada 6 meses. Se os primeiros sintomas do câncer aparecerem no período entre essas consultas, o dentista deve ser procurado imediatamente. Sintomas de dores na gengiva não são normais, se esses sintomas aparecerem, não exite em verificar o que está acontecendo.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media