Sintomas de cisto cerebral

Escrito por viktoria carrella | Traduzido por luis fernando dias carvalho
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sintomas de cisto cerebral
O diagnóstico de cisto cerebral pode ser assustador para muitas pessoas (Röntgenbild image by Marem from Fotolia.com)

Cisto cerebral pode ser algo muito difícil de se confrontar e cujo diagnóstico pode ser assustador para muitas pessoas. Cistos cerebrais são chamados de neoplasmas ou neoplasia; podem estar presentes desde o nascimento e terem sido desenvolvidos naturalmente. Estes cistos podem representar um problema mais sério no cérebro e devem receber observação de um neurologista. De qualquer forma, os sintomas do neoplasma podem ser perturbadores e podem causar problemas pela vida toda. Os sintomas incluem dores de cabeça, mudança de estado mental, paralisia, problemas de equilíbrio, convulsões e problemas de visão.

Outras pessoas estão lendo

Dores de cabeça

De acordo com um artigo de J. Stephen Huff, MD, de Medscape, dores de cabeça são um dos sintomas mais comuns de cisto cerebral. Para muitos, o único indício do cisto cerebral são as frequentes dores de cabeça. Essas dores de cabeça podem estar alocadas na mesma área cerebral e podem acontecer diariamente ou diversas vezes ao dia. A essência da dor de cabeça pode se assemelhar com a cefaleia tensional e iniciar de forma branda, gradualmente tornando-se mais intensa com o passar do tempo.

Sintomas de cisto cerebral
Cuidado com dores de cabeça muito frequentes (office headache image by John Keith from Fotolia.com)

Mudanças de estado mental

Sintomas de cisto cerebral que envolvem mudança de estado mental podem ser mais difíceis de captar, de acordo com o artigo de J. Stephen Huff. Isto porque frequentes estados mentais estão relacionados com o processo de pensamento e à personalidade. A exemplo disso, inclui-se confusão mental, dificuldade em adormecer ou permanecer adormecido, apatia geral e sentimentos de despersonalização. Pessoas que se sentem despersonalizadas podem afirmar que simplesmente não se importam com mais nada, e podem falar de sentimentos como se estivessem distantes do fato; ou ainda, como se estivessem fora do próprio corpo, assistindo os eventos acontecerem.

Sintomas de cisto cerebral
Esteja atento a estados mentais anormais (intense man image by Mat Hayward from Fotolia.com)

Paralisia

Sintoma de paralisia de um cérebro com cisto pode ser temporário, passageiro ou permanente. Muitas vezes, o sintoma de paralisia é resultado da pressão do cisto na região cerebral responsável pela função motora. Muitos pacientes apresentam sintomas de paralisia que se assemelham com sintomas de um AVC, especialmente se o paciente for idoso. A paralisia está geralmente localizada em uma estrutura muscular específica ou em uma parte do corpo, como a mão, ou pode se manifestar por todo o lado do corpo, dependendo do tamanho e localização do cisto.

Problemas de equilíbrio

Devido ao fato dos sintomas de cisto cerebral terem frequentemente a aparência superficial de outras doenças, inclusive AVC e Mal de Parkinson, problemas de equilíbrio podem ser facilmente "esquecidos" com o envelhecimento. Entretanto, é importante notar se uma pessoa está tendo dificuldade em andar em linha reta, se cai com frequência ou com aparenta fraqueza em um dos lado do corpo, tendendo a inclinar-se para algum dos lados. Esses podem ser sintomas de um neoplasma de cisto cerebral e devem ser examinados por um neurologista.

Sintomas de cisto cerebral
Muita atenção com a qualidade de seu equilíbrio corporal (woman balance image by Jorge Casais from Fotolia.com)

Convulsões

É possível que haja sintomas de cisto cerebral por convulsões muitos anos antes de se detectado. Convulsões podem se manifestar de diferentes formas. Podem iniciar em uma parte do corpo e viajar de cima para baixo enquanto progridem. Geralmente, esta é uma indicação de cisto presente no córtex cerebral. Porém, pacientes de meia idade e com sintomas de convulsão semelhantes a AVCs, devem ser examinados. Adicionalmente, indivíduos que exibam outros sintomas significantes de cisto cerebral, incluindo convulsão, devem ser considerados como alto risco de atividade de cisto cerebral.

Problemas de visão

Mudanças na visão e olhares fixos podem ser significativos para se detectar sintomas de cisto cerebral. Uma mudança no olhar pode ser um indicador de tumor pineal ou cisto. Em crianças, a perda de visão é também um forte indicador de que o cisto cerebral deva ser levado em consideração e uma ressonância magnética neurológica deve ser realizada. Em pacientes idosos, perda de visão e visão turva também podem ser indicadores de um cisto cerebral que esteja pressionando o nervo ocular ou esteja localizado no centro ocular do cérebro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível