Sintomas de contaminação de água por gás Metano

Escrito por jennifer king | Traduzido por rafael quinderé
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sintomas de contaminação de água por gás Metano
Águas subterrâneas perto de operações de mineração e perfuração são susceptíveis à contaminação pelo gás metano (limestone mine image by Alex White from Fotolia.com)

O metano é um gás incolor e inodoro. Embora não seja considerado tóxico aos seres humanos, a respiração de altas concentrações do gás pode causar asfixia, levando à morte. Da mesma forma, o metano é inflamável e representa um risco de incêndio ou explosão quando acumulado em espaços confinados.

Água de poço é especialmente suscetível à contaminação por metano, uma vez que o gás se acumula naturalmente em aquíferos subterrâneos. A mineração de carvão e as atividades de perfuração de petróleo e gás exacerbam o potencial de contaminação de gás metano das águas subterrâneas, uma vez que a mineração e perfuração, muitas vezes liberam reservas de metano presos na terra. Enquanto o gás metano é difícil de detectar sem equipamentos de monitoramento, uma observação atenta pode revelar alguns sintomas de contaminação da água pelo gás.

Outras pessoas estão lendo

Condições artesianas

A acumulação de gás metano em águas subterrâneas, muitas vezes aumenta a pressão da fonte de água, provocando uma "condição artesiano". Quando o metano acumula o suficiente para pressurizar o abastecimento, a água de metano infundido gerará ruídos borbulhantes no poço e muitas vezes fará jorrar a água das torneiras. Condições artesianos são mais comuns em aplicações de água aquecida.

Sintomas de contaminação de água por gás Metano
O gás metano pode fazer com que a água se pressurize e jorre da fonte (washing machine cleaning the road image by Sergey Lukianov from Fotolia.com)

Bolhas na água

De acordo com o governo de Alberta, Califórnia, o gás metano em água pode ser detectado enchendo um copo com água da torneira. Água com gás metano aparece efervescente ou leitosa com bolhas finas. Se as bolhas clareiam a partir do fundo para o topo à medida que sobem, os gases dissolvidos estão presentes na água e evaporando para o ar. As bolhas indicam a presença de metano, nitrogênio ou dióxido de carbono na água.

Sintomas de contaminação de água por gás Metano
Água com gás metano aparece efervescente ou leitosa com bolhas finas (bubbles in glass image by Warren Millar from Fotolia.com)

Problemas de bombeamento

O excesso de acúmulo do gás metano na água pode causar dificuldades em bombear a água. Dificuldade no bombeamento devido à acumulação de gás é conhecida como "fecho de gás" e faz com que a bomba perca a sua aspiração. Normalmente, uma bomba que lida com água contaminada com grandes quantidades de gás metano funcionará normalmente por um período de tempo e então, sem aviso, a bomba vai continuar funcionando, mas não vai mais tirar água. De acordo com o governo de Alberta, o metano faz com que a bomba pare de funcionar adequadamente quando as bolhas de gás acumulam no impulsor da bomba e bloqueiam o fluxo de água.

Tubo de revestimento do poço danificado

Embora um tubo de revestimento danificado não seja prova definitiva da presença de gás metano em água, indica um aumento do risco de contaminação de gás metano. De acordo com o Departamento de Kentucky de Proteção Ambiental, um tubo de revestimento de poço "ajuda a prevenir a contaminação de migrar para o poço". Os tubos de revestimento que não estejam devidamente selados ou que tenham buracos ou rachaduras poderiam estar permitindo que o gás metano entre no abastecimento de água. Se você pode ouvir o som de água corrente em seu poço quando a bomba estiver desligada, então, o revestimento provavelmente tem um vazamento, criando uma oportunidade para o gás metano se infiltrar no abastecimento de água.

Sintomas de contaminação de água por gás Metano
O tubo de revestimento do poço previne o gás metano de migrar para o abastecimento de água (brunnen image by Harald Soehngen from Fotolia.com)

Teste de água

A única maneira de confirmar a contaminação da água pelo gás metano é testar a água. De acordo com o Conselho de Sistemas de Água, o metano pode ser difícil de detectar, por isso, é importante que um laboratório certificado realize o teste. Contate o seu estado ou departamento de saúde local para obter uma lista de laboratórios certificados.

Sintomas de contaminação de água por gás Metano
Teste de laboratório é o método mais confiável de confirmar a presença de metano na água (test tubes image by Paul Hill from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível