Sintomas de córnea arranhada

Escrito por john lindell | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sintomas de córnea arranhada
A maioria dos arranhões na córnea se curam entre 24 e 48 horas (eye image by Stanisa Martinovic from Fotolia.com)

Uma córnea arranhada é chamada, em termos médicos, de abrasão corneano e pode ser uma situação muito dolorosa. O abrasão de córnea é um arranhão na superfície clara do olho que cobre a parte colorida do órgão, conhecida como íris. Um arranhão na córnea pode ser bastante sério, mas o fato de que a córnea é um tecido que se cura mais rápido no corpo humano torna o caso um pouco melhor.

Outras pessoas estão lendo

Como arranhões na córnea acontecem

Uma pessoa pode arranhar a córnea de várias maneiras. Uma causa comum é quando um galho de árvore acerta a pessoa no rosto quando ela está em uma floresta, seja por motivos de trabalho ou recreação. Ser tocado no olho quando se está brincando com crianças ou praticando esportes é outra causa frequente. Alguma coisa soprada ou que caia em seus olhos -- como lascas de tinta, um pedaço de madeira, grãos de areia ou pedaços de metal -- também pode resultar em uma córnea arranhada.

Sintomas de uma córnea arranhada

Depois que a dor inicial passou, você precisa analisar o dano. Um sintoma de uma córnea arranhada é sentir como se ainda houvesse alguma coisa em seu olho, o que pode ser uma possibilidade. Os olhos também podem lacrimejar e sua visão pode ficar embaçada, ou mesmo a perda da visão pode acontecer em casos extremos. O olho irá doer se você tentar olhar para luzes brilhantes e você os fechará devido à sensibilidade à luz.

Procure tratamento imediato

É importante procurar ajuda médica em casos de córnea arranhada, especialmente se for devido a um acidente de trabalho, como lascas de metal de máquinas que tenham voado para seu olho, onde o objeto ainda pode estar alojado na córnea. Assim que estiver na sala de emergência, existem maneiras do médico determinar o dano. Colírios que deixam o olho anestesiado podem ser usados no exame. Um tipo de colírio chamado fluoresceína também pode ser útil. Esse colírio é amarelo e, uma vez que ele esteja em seu olho, o médico usará um instrumento com uma luz azul que pode revelar uma córnea arranhada.

Tratamento da córnea arranhada

Abrasões corneanas são tratadas de várias maneiras, dependendo da gravidade. Os casos mais leves podem ser tratados com lágrimas artificiais e analgésicos simples, como Tylenol, sem necessidade de outras coisas. Alguns arranhões mais sérios podem exigir tratamentos com colírios antibióticos e, até mesmo, esteróides em gotas para reduzir o inchaço. Outros colírios podem pôr fim à sensibilidade à luz e você talvez precise usar um curativo sobre o olho para protegê-lo enquanto ele se cura. Alguns estudos alertam contra o uso de curativo, na verdade, dando preferência a manter o olho sem curativos durante o tratamento.

Quanto tempo leva até a cura completa

Na maioria dos casos, não deve levar mais que 24 ou 48 horas para uma córnea arranhada se curar. O poder de cura do tecido corneano é bem conhecido. Mesmo com um arranhão sério, seu médico irá esperar que você esteja curado em um curto espaço de tempo. O médico, mais do que provavelmente, irá querer vê-lo novamente em seu consultório em dois dias para ter certeza de que não existem complicações e de que a cura está indo bem.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível