Sintomas de uma correia serpentina ruim

Escrito por catherine oz | Traduzido por josé víctor dias lourenço
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Sintomas de uma correia serpentina ruim
Automóvel (car image by Muhammad Umair Tahir from Fotolia.com)

Um carro moderno está cheio de dispositivos e peças que ajudaram as antigas "carruagens sem cavalos" do passado nas máquinas de condução computadorizados que muitos de nós compramos hoje.

Uma das partes mais importantes de um carro atual é a resistente, mas ainda quebrável, correia serpentina, que alimenta as polias do motor, o alternador, direção hidráulica e ar condicionado, entre outros sistemas em alguns modelos. A correia serpentina atravessa estes sistemas do motor e pode durar até 240.000 km em um carro médio, se tratada adequadamente.

Alguns fabricantes de automóveis garantem que suas correias serpentinas duram a vida inteira do carro. No entanto, alguns proprietários de automóveis notam que devem substituir regularmente a correia, a fim de continuar conduzindo seus carros. Este artigo irá discutir algumas das pistas visuais e auditivas que indicam que a correia serpentina precisa de reposição.

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Idade

Correias serpentinas modernos são feitos de MEPD (Monômero de Etileno Propileno Dieno), que dura toda a vida do veículo. No entanto, modelos mais antigos não terão esse tipo de correia, e os motoristas desses carros devem começar a procurar sinais de que o cinto chegou ao fim da sua vida assim que o automóvel atravessar a marca de 160 mil kilômetros.

O som de chiado

O primeiro sintoma que você pode notar quando a sua correia serpentina está desgastada ou rachada é um som ruidoso ou chiado. Ele pode ocorrer de alguns minutos a uma hora no início, mas vai crescer em volume e aborrecimento conforme você dirige. A revista Popular Mechanics chama o som de "chiar" e diz que pode variar em volume, de muito suave a incrivelmente alto. Este som significa que a correia está escorregando de sua faixa predeterminada devido ao desgaste, e que ela precisará de substituição.

Preste atenção para ouvir se o som aumenta apenas quando o carro está acelerando, ou quando o motor começa frio. Este também é um sinal de uma correia deslizando.

Outros sons

Um som de chilreado emitido do capô provavelmente significa que uma das polias do motor de tração auxiliar está desalinhada, um zumbido ou trituração pode significar um rolamento com defeito, e barulhos rítmicos podem significar que a correia tem importantes falhas estruturais em um ou dois lugares.

Como o cinto é executado através de muitos sistemas do motor, o ruído pode ser difícil isolar e, às vezes, pode soar como se outras partes do motor tivessem falhado.

Pistas visuais

Segundo a Popular Mechanics, desgaste e quebra da correia podem ser vistos logo no início, usando uma lanterna e um espelhinho.

A correia serpentina em muito mau estado terá os fios e as nervuras visíveis. Se você verificar essa situação, considere a contratação de um caminhão de reboque. Algumas oficinas irão recomendar uma mudança para a correia serpentina que tem "mais do que uma fenda por centímetro na secção da correia com nervuras", ou que tem fendas "que penetram mais do que metade da espessura de sua espessura".

Qualquer correia que parece que pode ter "pedaços" nela, ou que não tem o mesmo diâmetro e espessura ao longo de seu comprimento deve ser imediatamente substituída.

Soluções

Alterar uma correia serpentina, felizmente, não é uma tarefa muito difícil, mas requer algum conhecimento especializado. Mecânicos amadores podem comprar suprimentos de seus revendedores ou de lojas de autopeças e podem mudar suas correias em casa, com o conhecimento da estrutura do motor, alicates especiais e uma régua.

Proprietários de carros inexperientes ou sem qualificação podem levar seus carros para a concessionária, para um mecânico qualificado, ou a outros pontos especializados para ter sua correia serpentina alterada. Alguns modelos de carro mais novos também têm esquemas e peças de computador complexas que precisam da mão de um mecânico profissional. Consulte o seu revendedor de automóvel se você tiver alguma dúvida.

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