O nervo óptico está localizado no fundo do olho. Ele transmite sinais da sua retina para o cérebro para que você consiga interpretar as imagens que vê. Se esse nervo fica inflamado ou danificado, a sua visão será afetada. Existem algumas doenças que podem causar danos a esse nervo, então cuidar da sua saúde é importante para ajudar na prevenção da perda da visão.
Perda da visão
A perda da visão é o principal sintoma de danos ao nervo óptico. Cada olho tem o seu próprio nervo óptico. No caminho para o cérebro, os dois nervos ópticos se encontram. Cada nervo óptico se divide a partir daí em dois, criando quatro trajetos. Ao se dividirem, metade das fibras do nervo óptico de cada olho atravessa para o outro lado.
Danos a um nervo óptico
Por vezes somente um nervo óptico fica danificado, e o dano ocorre entre o olho e o quiasma óptico (lugar onde os dois nervos se encontram). Nesse caso, a perda da visão ocorrerá somente em um olho.
Danos no quiasma óptico
Em outros casos, o dano aos nervos ocorre onde os dois nervos se encontram. Nessa situação, você irá perder o seu campo de visão periférica ou externa. Em outras palavras, você poderá enxergar à sua frente, mas não dos lados.
Danos mais próximos ao cérebro
Se o dano ao nervo ocorre entre o quiasma óptico e o cérebro, em ambos os olhos haverá perda de parte do campo visual. Já que os nervos se dividem e trocam de lado no quiasma óptico, a área de perda da visão irá depender da localização exata da lesão.
Outros sintomas
Em alguns casos, você pode sofrer dores nos olhos, especialmente quando movê-los. Perda da visão colorida também pode ocorrer. Se existem danos graves ao nervo, o resultado pode ser a cegueira.
Causas
Algumas enfermidades podem causar danos ao nervo óptico. Isso inclui o glaucoma, alta pressão sanguínea, diabetes e danos advindos de derrames. Outras causas incluem também a esclerose múltipla, lesões na cabeça ou uma lesão que frature os ossos ao redor do olho.