Sintomas de defeito na bobina de ignição

Escrito por john garrison | Traduzido por thiago andre scarani
Sintomas de defeito na bobina de ignição

Uma bobina de ignição ruim pode atrapalhar o funcionamento do carro

Digital Vision./Digital Vision/Getty Images

Uma bobina de ignição defeituosa é uma das muitas coisas que podem fazer com que seu carro funcione mal. É importante saber o que ela faz, quais os sinais de que está ficando ruim, como testá-la e como substituí-la, se for necessário.

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O que uma bobina de ignição faz

Seu carro possui velas responsáveis pela ignição do combustível nos cilindros do motor, consequentemente fazendo com que ele ande. Essas velas dependem de um sistema de ignição complexo que as dispara no momento correto e na intensidade adequada. A bobina de ignição pega a energia da bateria e aumenta a tensão para um nível que seja alto o suficiente para criar uma faísca nas velas.

Como uma bobina de ignição funciona

As bobinas de ignição possuem duas partes. A primeira é chamada de bobina primária e a segunda de bobina secundária. A primária tem menos enrolamentos do que a segunda, e a corrente que vai da bateria para a bobina primária cria um campo magnético na secundária que, por ter mais enrolamentos que a primária, possui tensão muito maior.

Sintomas de uma bobina defeituosa

Uma bobina que tenha parado de funcionar completamente fará com que o motor não ligue ou fará com que desligue se estiver ligado no momento da falha, pois as velas pararão de receber corrente. Uma bobina funcionando de forma inadequada ainda fornece corrente para as velas, mas o centelhamento pode não ser bom o suficiente e o carro vai funcionar mal. Se a corrente ficar variando, o carro vai vibrar e sacudir.

Testando uma bobina

Desconecte a bateria e remova a bobina antes de testá-la. O manual de serviço para a sua marca e modelo de veículo fornece as especificações de resistência da bobina. Para testá-la, encoste as pontas de um multímetro nos pinos pequenos do lado externo da bobina. Se a leitura estiver de acordo com o manual, a bobina primária está funcionando bem. Para testar a bobina secundária, mantenha uma das pontas do multímetro no pino que fornece 12 volts e encoste a outra no pino maior que fica no meio da bobina. Compare os resultados com o manual.

Substituindo uma bobina

Ao colocar uma nova bobina no carro, assegure-se de ter desligado a bateria. Aparafuse a nova bobina no lugar da defeituosa. Troque os cabos de ignição primários. Adicione um pouco de graxa à base do conector da bobina antes de ligá-lo. Agora é só religar a bateria e ligar o carro.

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