Os sintomas de deficiência de nutrientes no solo de pimentões

Escrito por angela ryczkowski | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os sintomas de deficiência de nutrientes no solo de pimentões
A nutrição inadequada do solo manifesta-se em uma variedade de sintomas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Os pimentões são relativamente livres de pragas e problemas, especialmente quando comparados a outras frutas ou vegetais comuns de hortas. Todavia, o mau solo ou nutrientes inadequados causam uma série de sintomas na planta ou fruta. A fertilização adequada ou a restauração do solo com matéria orgânica corrige muitos desses problemas.

Outras pessoas estão lendo

Podridão apical

A podridão apical é uma ocorrência comum em pimentões. Este distúrbio causa manchas moles na fruta, transformando-se eventualmente em lesões afundadas com bordas características. Esta desordem está associada à deficiência de cálcio geralmente em conjunto com estresse hídrico ou dano à raiz. Previna a podridão apical fornecendo às plantas água adequada e aplicações foliares de nitrato de cálcio.

Amarelecimento

Várias deficiências nutricionais se manifestam como um esmaecimento do tecido foliar, que normalmente é verde-brilhante ou escuro. O nitrogênio inadequado faz com que a planta se torne verde-clara; as folhas velhas mostram os sintomas primeiro. Nas deficiências de enxofre e molibdênio, a aparência é semelhante. Deficiências de magnésio, ferro, manganês e zinco tornam as folhas pálidas. As pontas esbranquiçadas das folhas podem indicar falta de potássio.

Coloração arroxeada

Pode se desenvolver uma cor arroxeada ou verde-escura nas plantas com deficiência de fósforo. Se as folhas exibirem um tom roxo ao redor de manchas pálidas, isto provavelmente indica deficiência de magnésio.

Crescimento lento

O crescimento lento é indicação de deficiência de nitrogênio ou fósforo. A maioria das variedades de pimentão deve produzir frutas maduras, firmes e passíveis de serem colhidas com cerca de 8 cm de comprimento, em cerca de 60 a 70 dias após o transplante.

Emurchecimento ou desenvolvimento anormal

Cobre inadequado faz com que as folhas novas murchem e as pontas em crescimento se tornem amarronzadas e morram. Se houver falta de zinco, oocorre encurtamento dos internodos novos. Deficiências de molibdênio, boro e cloro levam a desenvolvimento anormal, enrolamento ou emurchecimentodas folhas. A deficiência de cálcio combinada com o baixo pH do solo faz com que as folhas cresçam côncavas e deformadas.

Outras causas

Os nematoides-das-galhas, que formam galharia característica, geralmente causam os mesmos sintomas das deficiências nutricionais. Essas pragas, mais prevalentes em solos arenosos, alimentam-se das raízes e danificam as plantas, tornando-as incapazes de absorver os nutrientes. Confirme o problema do nematoide examinando as raizes em buscas de nós e galhas. Se os nematoides forem o problema, plante variedades resistentes de pimentões, use a rotatividade de culturas e adicione matéria orgânica ao solo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível