×
Loading ...

Sintomas de desidratação em um recém-nascido

Atualizado em 17 abril, 2017

A desidratação é uma condição médica séria para recém-nascidos e crianças pequenas. Em casos severos, bebês que estão desidratados podem não ter fluídos suficiente para fornecer sangue para os órgãos, o que pode causar choque. A desidratação pode se desenvolver rapidamente em bebês e é mais séria do que em adultos, pois os bebês usam mais água e os rins deles ainda não conservam água tão eficientemente quanto os adultos. Uma desidratação leve pode ser tratada repondo os fluídos que o bebê está perdendo, preferencialmente com uma solução de eletrólitos. Em casos mais severos, o bebê pode precisar recebê-los de forma intravenosa.

A desidratação é uma condição médica séria em bebês (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Fraldas secas

Se um bebê passa mais de seis horas sem produzir uma fralda molhada, ele provavelmente está desidratado. Bebês mais velhos podem passar mais do que seis horas durante a noite sem urinar, mas as fraldas durante o dia devem ficar molhadas pelo menos a cada seis horas.

Loading...

Urina escura

Quando os bebês estão desidratados, a urina normalmente fica mais escura do que o comum ou pode ter um cheiro mais forte do que o normal. Sempre verifique as fraldas do bebê quando ele estiver doente para se certificar que a urina dele está normal.

Letargia

Recém-nascidos que estão desidratados podem mostrar sinais de letargia, como não brincar ou interagir normalmente ou ficar mais sonolento do que o normal.

Sem lágrimas

Bebês que começaram a chorar lágrimas reais podem chorar sem produzir lágrimas quando estão desidratados. Em recém-nascidos que ainda não começaram a chorar lágrimas, isso não é um indicador confiável de desidratação.

Desidratação severa

Sinais de desidratação severa em um recém-nascido incluem letargia excessiva ou rebuliço, uma moleira afundada na cabeça do bebê, mãos e pés frios e com manchas. Bebês que estão severamente desidratados também podem ter olhos afundados, boca e língua seca e perderam mais do que 5% do seu peso corporal. A desidratação severa requer tratamento médico imediato.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...