Sintomas de doença hepática descompensada

Escrito por jay p. whickson | Traduzido por wladimir d. uszacki
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sintomas de doença hepática descompensada
Doenças hepáticas causam e são causadas por miríades de problemas (Tim Boyle/Getty Images News/Getty Images)

Doença hepática descompensada significa que o fígado está danificado e não funciona mais. Há várias causas para danos no fígado, uma delas é o consumo contínuo de álcool. Além disso, deficiência severa de vitaminas lipossolúveis geralmente encontradas em pessoas com doença inflamatória do intestino também podem causar esse problema. Hepatites B e C também podem causar danos ao fígado, assim como problemas cardíacos crônicos, doenças genéticas, metabólicas, autoimunes e alguns parasitas. A cirrose é uma consequência de qualquer um desses problemas. Ao invés de renovar o tecido, o tecido novo vira tecido fibroso e nódulos. Isso é doença hepática descompensada.

Outras pessoas estão lendo

Mudanças iniciais

Nos primeiros estágios da doença hepática causada por consumo de álcool, há mudanças de gordura no fígado, embora você não possa notar que algo esteja acontecendo. Essas mudanças no fígado são reversíveis, mas só podem ser detectadas por testes de sangue. O dano é geralmente revertido com o corte no consumo de bebidas alcoólicas.

Efeitos avançados

Indivíduos com sintomas mais avançados de doença hepática descompensada saberão que estão doentes se prestarem atenção aos seus corpos. A maioria dos sintomas incluem muita falta de energia e exaustão. Algumas vezes existe muita coceira no corpo. Quando a doença avança o suficiente, existem sinais mais claros para reconhecê-la. O branco dos olhos não é mais branco, fica amarelado e a pele também. A urina fica mais escura e as fezes ficam mais leves e pálidas.

Sintomas finais

Nos estágios finais da doença, o trato gastrointestinal começa a sangrar e o indivíduo tem confusão mental. Uma das características mais proeminentes é o inchaço do abdômen, devido à retenção de fluidos. O nariz bulboso é geralmente causado por angioma estelar -- angiomas aranha -- no rosto. Frequentemente, também há aparição de pontos nas palmas das mãos, devido às mudanças nos hormônios corporais. Hálito com cheiro de mofo é extremamente comum.

Unhas

Três tipos de mudanças ocorrem nas unhas. Uma é inchaço no dedo, entre as pregas ou dobras ungueais e o corpo da unha. A segunda, chamada de unha de Muehrcke, aparecerá como duas faixas nas unhas, com a cor normal das unhas entre elas. Por último, unhas de Terry é uma condição que deixa dois terços da unha branco e o outro terço vermelho. Essas duas últimas acontecem em função da baixa produção de albumina pelo corpo. Os dedos não se dobram mais tão facilmente como antes, causando má formação.

Mudanças sexuais

Nos homens, acontece a formação de uma massa nos seus mamilos em 66 por cento dos casos. Perdem sua libido e seus testículos tendem a encolher dramaticamente devido a machucados que causam supressão na pituitária, hipotálamo e gônadas.

Tamanho do fígado

Enquanto muitos acreditam que o fígado incha por causa do inchaço no abdômen, isso nem sempre acontece. Algumas vezes ele encolhe ou permanece do mesmo tamanho, mas desenvolve nódulos duros. Ocasionalmente, o baço incha, causando hipertensão por causa da doença do fígado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível