×
Loading ...

Sintomas de doenças musculares degenerativas

Atualizado em 10 julho, 2018

Doenças musculares degenerativas causam danos progressivos e perda de células musculares, além de sensação de fraqueza. Existem muitos tipos dessas patologias e elas podem agir de maneiras diferentes para causar a perda funcional da massa muscular. Distrofia muscular, esclerose lateral amiotrófica, miastenia gravis e outras doenças hereditárias ou adquiridas causam distrofia muscular. Os sintomas são associados com uma fraqueza progressiva no grupo muscular afetado.

Doenças degenerativas nos músculos costumam limitar a habilidade de andar (accidente de trafico image by caironbohemio from Fotolia.com)

Dificuldade de caminhar

Doenças musculares degenerativas que afetam os grandes músculos da perna e glúteos caracteristicamente causam dificuldade de andar. Distrofia muscular de Duchenne, a mais comum das distrofias musculares, é uma dessas doenças. Crianças com Duchenne demonstram dificuldade de locomoção desde pequenos, normalmente elas caminham com as pernas largamente abertas, caem e cambaleiam frequentemente, devido à fraqueza dos músculos superiores da perna. Com o progredir da doença e do enfraquecimento muscular, a habilidade de andar é eventualmente perdida. O National Institute of Neurological Disorders and Stroke (NINDS) relata que a maioria das crianças com Duchenne são obrigadas a utilizar cadeiras de rodas a partir dos 12 anos.

Loading...

Perda da força muscular

A perda de células musculares associada com doenças degenerativas musculares causa uma progressiva e profunda perda de força no músculo afetado. Esse sintoma é característico de todas as doenças do tipo, apesar de que os grupos musculares que demonstram uma fraqueza mais pronunciada variam de uma doença para outra. Por exemplo, a NINDS diz que miastenia gravis normalmente afeta os músculos do olho e da face, causando ptose palpebral e uma perda da expressividade facial. Por outro lado, pessoas com esclerose lateral amiotrófica, ou doença de Lou Gehrig, podem apresentar fraqueza dos dedos e mãos, dificultando atividades como escrever, abrir frascos ou abotoar uma camisa.

Fadiga muscular

Perda de massa muscular pode aumentar a carga de trabalho nas demais células musculares, as quais estão normalmente em uma condição abaixo do normal por conta do processo de adoecimento. O resultado é uma fadiga muscular, normalmente relacionada com uma atividade muscular mínima. O “Merck Manual for Healthcare Professionals” explica que na miastenia gravis esse sintoma é especialmente pronunciado, já que os músculos apresentam uma redução mensurável da força quando usados. Com descanso, os músculos readquirem a força que tinham antes de serem usados, todavia rapidamente entram em fadiga quando utilizados novamente.

Dificuldades na conversa, mastigação e deglutição

Doenças musculares degenerativas que afetam os músculos da boca e da garganta normalmente causam dificuldades na conversa, mastigação e deglutição. A "Myasthenia Gravis Foundation of America" relata que esses sintomas são comuns na miastenia gravis. Distrofia muscular fácio-escápulo-umeral e esclerose lateral amiotrófica também causam frequentemente dificuldade de falar e deglutir, segundo a NINDS.

Dificuldades respiratórias

Doenças musculares degenerativas envolvendo os músculos do peito podem causar dificuldades de respiração. Normalmente, o comprometimento dos músculos respiratórios em uma doença muscular degenerativa anuncia a morte eminente da pessoa afetada. Pessoas com problemas severo dos músculos respiratórios geralmente ficam dependentes de suporte ventilatório.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...