×
Loading ...

Sintomas de E. coli e giárdia em cães e gatos

Atualizado em 31 agosto, 2018

A giárdia, um minúsculo protozoário parasita, pode infectar cães e gatos. Eles vivem no intestino desses animais e podem se alastrar através de suas fezes. A Escherichia coli, geralmente referida como E. coli, é também encontrada no intestino de mamíferos, e certos tipos dessas bactérias gram-negativas são prejudiciais para animais de estimação. Se o seu cão ou gato apresenta esses sintomas, leve-os a um veterinário imediatamente, para fazer seu diagnóstico e começar o tratamento. Embora os antibióticos possam eliminar a giárdia, a E. coli mais agressiva não é afetada tão bem por essas drogas.

Proteja seus animais da giardíase (The spitz-dog and cat on a neutral background image by Ulf from Fotolia.com)

Diarreia em cães

O principal sintoma de uma infestação de giárdia é a diarreia. Muito comum em filhotes, ela pode ser transmitida através das fezes, água contaminada e alimentos crus ou mal cozidos. A E. coli também é transmitida dessa forma, sendo parques e canis fontes comuns desse parasita. Muitos cães, apesar de transportar o parasita, permanecem assintomáticos. Leve ao veterinário para diagnosticar e tratar qualquer cão que esteja com diarreia a mais de um dia, ou que apresente um quadro mais grave.

Loading...

Diarreia em gatos

A ocorrência de diarreia e de fezes moles, em gatos, podem indicar a presença da giárdia, especialmente se as fezes estiverem amarelas, semelhante a uma espuma. Os felinos, muitas vezes, pegam esse parasita a partir de fontes d'água contaminadas. Muitas vezes assintomáticos, os gatos podem continuar a abrigar giárdias por anos e, por essa razão, é aconselhável levar uma amostra das suas fezes ao veterinário, em seu check-up anual. De acordo com a World Cat, gatos mais jovens, em ambientes com outros gatos, são mais propensos a desenvolver os sinais clínicos de que estão portanto a giárdia.

Vômitos e cólicas em gatos

Gatos com a giárdia podem vomitar ou ter cólicas estomacais, que podem ser previstas pela ocorrência de náusea. Eles também podem ficar com gases ou ter uma extensão abdominal. Esses sintomas podem ser de uma variedade de doenças, logo, um tratamento imediato é necessário.

Perda de peso e desidratação em gatos

Os gatos com esse problema podem perder peso ou ficar desidratados, mesmo tendo água em abundância. Esses sintomas imitam outras condições, por isso, é importante levá-los ao veterinário.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...