Sintomas de fibrose pulmonar

Escrito por george n. root iii | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sintomas de fibrose pulmonar
Fibrose pulmonar é uma condição que cria complicações respiratórias e, com o tempo, torna a respiração dolorosa (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Fibrose pulmonar é uma condição que cria complicações respiratórias e, com o tempo, torna a respiração dolorosa. Os médicos diagnosticam a condição usando testes de imagens, como radiografias, imagens de tomografia computadorizada (TC) de alta resolução e o teste de esforço para determinar o volume do fluxo de ar dos pulmões. O médico trabalha cuidadosamente com o paciente que sofre de fibrose pulmonar, para criar para ele a melhor qualidade de vida possível.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

Fibrose pulmonar é uma condição que causa uma inexplicável cicatrização nos pulmões. É possível que haja um trauma contínuo ao revestimento interno pulmonar, levando eventualmente à formação cicatricial. À medida em que o tecido cicatricial se expande, os pulmões se tornam menos elásticos e menos capazes de se expandir para permitir a respiração. Com o passar do tempo, a fibrose pulmonar continuará a reduzir a elasticidade dos pulmões, tornando a respiração cada vez mais difícil.

Efeitos

Os sintomas iniciais de fibrose pulmonar são mínimos, mas, com o tempo, tornam-se mais notáveis. Esses sintomas incluem dispneia, imediatamente após a atividade física, tosse seca, mas persistente, e sensação de fadiga ao longo do dia. À medida em que esses sintomas pioram, outros sintomas começam a surgir, como perda de peso dramática e inexplicável, assim como sensação dolorosa nas articulações.

Potencial

À medida em que os sintomas de fibrose pulmonar avançam, podem se tornar debilitantes. A perda de apeitte persistirá, a perda de peso se tornará notável, dores no peito sutis começarão a ocorrer, podendo ocorrer febre ocasional, acompanhada pela sensação geral de fraqueza em todo o corpo, enquanto a pele começa a assumir uma coloração azulada. Quando a fibrose pulmonar se torna mais prevalente, há chance de se contrair graves infecções. A condição respiratória, conhecida como enfisema, e os problemas cardíacos também podem se desenvolver.

Prevenção/solução

Depois que a fibrose pulmonarinfecta os pulmões, não há um tratamento para interromper sua progressão. O tratamento normalmente se concentra em melhorar ao máximo a qualidade de vida da pessoa, tentando ao mesmo tempo reduzir os efeitos dolorosos dos sintomas. Podem ser usados esteroides para reduzir a progressão da condição e, em casos extremos, pode ser considerado o transplante pulmonar, se o médico acreditar que o paciente sobreviverá ao procedimento. Para se qualificar ao transplante, o paciente terá de concordar em fazer mudanças no estilo de vida, como parar de fumar, além de concordar em seguir completamente o programa pós-operatório.

Percepção do especialista

Segundo a Mayo Clinic, uma das terapias usadas para ajudar as pessoas com fibrose pulmonar a viver melhor é chamada reabilitação pulmonar. O programa aprofunda-se no conceito de melhorar a qualidade de vida de quem tem a afecção, oferecendo uma série de exercícios respiratórios para ensinar o paciente a respirar com mais eficiência, aconselhamento nutricional para ajudar a manter seus pulmões o mais saudáveis possível, além de aconselhamento emocional, para ajudá-lo a lidar com os efeitos emocionais da doença a longo prazo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível