Sintomas de um filtro de particulados bloqueado em um Peugeot 307

Escrito por timothea xi | Traduzido por mariana de mello andré scarani
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sintomas de um filtro de particulados bloqueado em um Peugeot 307
Seu Peugeot 307 lhe avisará, através dos códigos de erro, caso seu filtro de particulado esteja bloqueado (colino image by Renato Francia from Fotolia.com)

Se algo estiver bloqueando o filtro de particulados (também conhecido como FAP) do seu Peugeot 307 equipado com motor HDI de injeção direta, seu carro lhe avisará através de uma luz piscante de aviso no painel. Caso isso ocorra, você deverá usar o Scan Tool (software para diagnóstico de injeção) para acessar o diagnóstico da unidade de controle do motor (ECU, central de injeção). Desta forma, conseguirá obter informações mais específicas sobre os problemas de seu filtro. Leia os códigos de erro e tome as medidas apropriadas para eliminar os erros.

Outras pessoas estão lendo

Um código de erro informará: "Filter Blocked" (Filtro Bloqueado) ou "Filter Clogged" (Filtro Entupido)

Quando a mensagem de erro "Filter Blocked" (Filtro Bloqueado) for exibida, seu filtro FAP pode ter chegado ao fim de sua vida útil ou estar sujo. Em ambos os casos, você ou seu mecânico devem executar o procedimento de regeneração para queimar quaisquer partículas que estejam bloqueando-o. Caso o aviso continue sendo exibido, substitua-o. A regeneração do Peugeot 307 consiste em elevar a temperatura do interior do filtro a cerca de 450 ºC. em condições de condução normal, esta condição ocorre após cerca de 400 a 480 quilômetros, mas a condução no trânsito urbano não permitirá que essa condição ocorra. Seu mecânico, porém, pode forçar a execução desse procedimento através das condições de temperatura e tanque de combustível especificadas.

Um código de erro pode informar "Minimum Level" (Nível Mínimo)

Além dos códigos que avisam do filtro FAP bloqueado, outros códigos podem se referir a outros componentes desse sistema, ou ao aditivo que ajuda o diesel a alcançar a temperatura necessária para a queima das partículas que foram filtradas. Este aditivo é armazenado em seu próprio recipiente. Caso seu nível esteja muito baixo, você deve completá-lo. Este código de erro informa que o aditivo chegou a seu nível mínimo. Após completá-lo, você ou seu mecânico devem reinicializar a função "Quantity of Additive" (Quantidade de Aditivo) para zero, e reprogramar seu valor. Você verá que este código costuma aparecer em conjunto com o de filtro bloqueado e, neste caso, você deve substituir o filtro e completar o aditivo.

Potência reduzida e consumo de combustível aumentado

A função do filtro FAP é reduzir os níveis de materiais particulados que saem pelo escape através da filtragem. Quando o filtro for bloqueado, ele não conseguirá mais filtrar as partículas, o que pode causar uma perda de desempenho perceptível, além de perda de potência, respostas mais demoradas e consumo de combustível elevado.

Sensor de nível de combustível pode estar defeituoso

Se você já substituiu o filtro FAP, completou o aditivo e reinicializou seus contadores, mas mensagem de filtro bloqueado ainda estiver sendo exibida, você pode ter um problema comum neste modelo, que é a falha do sensor de nível de combustível. Este sensor monitora o nível de combustível que está sendo injetado, permitindo que ele seja complementado pela quantidade correta de aditivo. Caso ele não funcione, o filtro pode não funcionar, e você deve substituí-lo. Se o carro ainda estiver na garantia, a Peugeot deve substituí-lo gratuitamente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível