Sintomas da gravidez de uma gata persa

Escrito por cheryl-anne jenkinson | Traduzido por vanessa arnaud
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sintomas da gravidez de uma gata persa
Muitas pessoas gostam de criar gatos persas (persian cat image by FotoWorx from Fotolia.com)

Muitos donos de animais de estimação gostam de criar gatos persas, apesar de esta ser uma das raças mais difíceis de reproduzir com sucesso; os gatos normalmente possuem cabeças grandes, resultando em dificuldades no parto, além do que as fêmeas não são mães naturalmente. Os donos de gatos persas devem saber reconhecer os sinais da gravidez e os progressos da gestação, que dura de 63 a 65 dias.

Outras pessoas estão lendo

Primeiros sintomas

Durante as cinco primeiras semanas, não há muitos sinais da gravidez da gata persa. O primeiro sinal tende a ser ganho de peso, especialmente na região abdominal, e alguns bons veterinários conseguem sentir o filhote logo quando a gestação completa 25 dias. Como os persas possuem muitos pelos no abdômen, você provavelmente notará a gravidez quando começar a enxergar a pele e não apenas os pelos, conforme a barriga cresce. A pele da persa grávida normalmente aparecerá rosada, e talvez com algumas veias aparentes.

Sintomas da gravidez de uma gata persa
A barriga de uma gata grávida deve aparecer distendida e rosada (cat image by Gina Smith from Fotolia.com)

De seis a sete semanas

As glândulas mamárias da gata devem começar a crescer — os mamilos estarão crescendo, e a pele ao redor deve ficar mais rosada e abundante, especialmente na sétima semana. Você talvez consiga ver ou sentir os filhotes se mexendo. A gata deve ficar mais preguiçosa que o normal quando chegar à sétima semana, especialmente se estiver esperando uma ninhada grande, e deve comer mais.

Sintomas da gravidez de uma gata persa
Verifique se sua gata está produzindo leite (persian cat image by FotoWorx from Fotolia.com)

Próximo ao parto

De dois a quatro dias antes do parto, a gata começará a procurar por um local para parir; ela pode eventualmente desparecer e ser encontrada em um lugar aconchegante como um armário ou um espaço escuro; veja aonde a gata está indo e se é um local ao qual você tem acesso. Alguns dias antes do parto, ela começará a produzir leite; um aperto leve no mamilo deve produzir uma gota de leite. É possível que a gata faça sujeiras pela casa, pois a pressão sobre o cólon e a bexiga tende a aumentar, especialmente se forem muitos filhotes. Talvez ela apresente menos interesse por comida.

Chegando o parto

A gata normalmente ficará inquieta e menos animada ao ser acariciada, evitando barulho e bagunça. Imediatamente antes do parto, ela sentirá desconforto ao se deitar, reposicionando-se e lambendo a área genital. Preste atenção à respiração mais intensa, quando ela se sentar com a boca aberta ou parecer mais arisca; tudo isso normal, desde que ela não esteja claramente agonizando. A gata pode chorar, mas é mais comum que as persas fiquem quietas durante o parto.

Sintomas da gravidez de uma gata persa
Fique atento a problemas na gravidez (adorable cat image by MAXFX from Fotolia.com)

Sinais de alerta

É importante saber se a gestação da gata persa está indo bem. Sinais de alerta devem acontecer mais ao final da gestação ou no dia do parto. Preste atenção se a gata parar de se alimentar durante a gravidez, ou tornar-se indiferente ou apática. As glândulas mamárias não devem ficar quentes, rígidas ou doloridas quando forem tocadas. Se apresentarem esses sintomas, pode existir uma infecção e o animal deve ser levado ao veterinário para os devidos cuidados de urgência.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível