Mais
×

Sintomas da herpes: calafrios

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Herpes é uma doença dolorosa causada pelo mesmo vírus que causa a catapora, a saber, o herpes-zóster. Os sintomas se resumem na sensibilidade de um lado do peito, costas ou rosto, com dor extrema na área sensível, juntamente com calafrios.

Um dos sintomas que a infecção por herpes causa é o calafrio (Comstock/Stockbyte/Getty Images)

Calafrios podem induzir a um falso diagnóstico de gripe

Ter a sensação de calafrios e desenvolver uma febre pode, em um primeiro momento, levar a pessoa a pensar que está com gripe, quando na verdade está com herpes.

Os calafrios precedem as bolhas

Logo após experimentar calafrios e sensibilidade em áreas na pele, a dor vai se tornando mais aguda. A pessoa pode não suportar a dor na área sensível quando tocada. Pequenas bolhas aparecerão, formando uma erupção cutânea. As bolhas formam crostas que caem depois de duas ou três semanas.

Consultar um médico

Tenha um médico monitorando a doença, para garantir que não se espalhe para outros órgãos, especialmente os olhos. Um médico também pode providenciar medicação para dor.

Tratamento com dieta

Além de seguir o conselho de um médico, os profissionais de saúde sugerem a ingestão de alimentos ricos em vitaminas do complexo B, como cereais integrais, gérmen de trigo e ovos, uma vez que o complexo B pode ajudar na cura da herpes impedindo danos ao sistema nervoso. As vitaminas A e C ajudam as lesões na pele e são encontradas em frutas e legumes. O cálcio e o magnésio ajudam na recuperação das terminações nervosas, por isso consumir vegetais de folhas verdes é recomendado.

Tratamento homeopático para calafrios e coceira

Alguns remédios homeopáticos recomendam a aplicação quente de Arsenicum Album para aliviar a sensação de frio e coceira, principalmente à noite. Se você sentir uma dor semelhante a queimadura após a aplicação de calor, proceda com uma aplicação fria de Apis ou Mezereum. Consulte uma loja de alimentos saudáveis ou um médico naturalista sobre estes e outros remédios homeopáticos, mas certifique-se de estar sob os cuidados de um médico.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article