Sintomas de hipotiroidismo em felinos

Escrito por cheryl starr | Traduzido por fellipe jardim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sintomas de hipotiroidismo em felinos
Os gatos com hipotiroidismo sentem frio facilmente e buscam áreas aquecidas (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Uma disfunção da tiroide (hipotiroidismo) em gatos é mais frequentemente vista em felinos de meia-idade ou mais velhos. Ocorrendo raramente em gatos, ela pode surgir após tratamento de tiroide hiperativa (hipertireoidismo), reduzindo o metabolismo do animal. Vários sintomas combinados podem indicar possível hipotireoidismo no animal, incluindo vômitos, aumento da ingestão de água e infecções crônicas de ouvido. Visite o veterinário para um possível diagnóstico se o gato sofre desses sintomas em combinação com ganho de peso, letargia, doenças de pele ou alterações intestinais.

Outras pessoas estão lendo

Ganho de peso

Atenção aos sinais de ganho de peso em seu gato sem um aumento associado no apetite. A glândula tiroide é responsável pela produção e secreção de tiroxina, que responde pela regulação do metabolismo e crescimento. O ganho de peso pode aumentar gradualmente, tornando-se difícil de perceber. Pese o animal regularmente a cada mês e mantenha um gráfico de peso. Isso pode ajudar a acompanhar e observar as alterações perigosas.

Sintomas de hipotiroidismo em felinos
Os gatos podem apresentar batimentos cardíacos mais lentos com hipotireoidismo (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Distúrbios da pele

A perda de pelos em excesso ou pele seca crônica sem coceira, emagrecimento ou perda associada de cor da pelagem do gato podem ser indicadores de problemas de pele em virtude da glândula tiroide. Preste atenção em áreas sem pelos ou uma quantidade extrema de desbaste. Embora as doenças da pele nem sempre indiquem uma hipoatividade da tiroide, elas podem desenvolver lentamente à medida que a doença progride.

Sintomas de hipotiroidismo em felinos
A perda de pelo, especialmente na cauda ou área do tronco, pode indicar hipotireoidismo (Michael Blann/Digital Vision/Getty Images)

Letargia

Em virtude de um metabolismo reduzido, os gatos também podem sofrer de apatia e letargia. Uma vez que o hipotiroidismo não é diagnosticado, anote o humor do animal e seu nível de atividade no gráfico de peso para ajudar a controlar e acompanhar todas as mudanças. Preste atenção em uma participação reduzida em brincadeiras ou um aumento em padrões de sono que são incomuns para o gato.

Sintomas de hipotiroidismo em felinos
Depressão, agressão e ansiedade muitas vezes caminham lado a lado com comportamentos apáticos (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Alterações intestinais

A constipação é muitas vezes comum em gatos na meia-idade ou mais velhos. Se o animal passa a maior quantidade de tempo na caixa de areia ou se observar que ele está fazendo esforço para evacuar, procure o conselho do veterinário sobre a forma de ajudar com este sintoma. A diarreia também pode indicar uma condição de disfunção da tiroide. Os gatos sofrem frequentemente de constipação ou diarreia em virtude de alterações na dieta ou uma ração de baixa qualidade. No entanto, se ele sofre de constipação ou diarreia sem alterações alimentares associadas, uma doença pode estar presente. A diminuição de apetite e constipação em virtude de uma disfunção da tiroide podem ocorrer de vez em quando.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível