Sintomas de inalar mofo

Escrito por amy s. jorgensen Google | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sintomas de inalar mofo
Mofo numa casa em Jupiter, na Flórida (Joe Raedle/Getty Images News/Getty Images)

Os bolores estão naturalmente presentes no ambiente. Seus esporos são tão pequenos que não podem ser vistos a olho nu. Porém, eles desempenham um grande papel na decomposição de matéria orgânica ao ar livre, por exemplo, quebrando os componentes de folhas caídas ou árvores mortas. Porém, quando encontrados em ambientes fechados, os esporos do mofo representam um sério risco à saúde. O tipo e a severidade dos sintomas de inalar mofo dependem de quanto foi ingerido ou inalado, e também variam com base na idade da pessoa e em suas sensibilidades ou alergias.

Outras pessoas estão lendo

Reações alérgicas

Um dos sintomas mais comuns de inalar mofo é sofrer reações alérgicas. Estes sintomas se parecem com os da rinite alérgica; eles incluem espirros, nariz escorrendo e olhos lacrimejantes, que parecem vermelhos. Você também pode sofrer erupções cutâneas (ou dermatite), congestão nasal, sensibilidade à luz, dores de cabeça e fadiga. Pessoas com problemas de asma são altamente suscetíveis a ataques que incluem chiados, aperto no peito e dificuldade para respirar.

Sintomas de inalar mofo
Mulher espirrando (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Irritações

Inalar bolores pode causar irritação dos olhos, pele, nariz, garganta e pulmões. Até pessoas que não são alérgicas a mofo podem sofrer estes sintomas.

Sintomas de inalar mofo
Sofrendo irritação dos olhos (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Infecções

Pessoas que têm o sistema imunológico enfraquecido (devido a uma doença ou a medicamentos imunossupressores) são vulneráveis a infecções oportunistas causadas pela inalação de bolores. Elas atacam os olhos, pele e pulmões. Estes sintomas não serão experimentados por pessoas saudáveis, mas elas podem ser propensas a doenças de pele comuns, como pé de atleta e infecções fúngicas.

Sintomas de inalar mofo
Mulher sendo examinada por um médico (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Outros sintomas

Aqui está um resumo de outros sintomas que são sofridos por pessoas que inalam mofo. Nem todos podem estar presentes em todas as pessoa, mas todos já foram sofridos por alguém ao inalar mofo em diversas quantidades: ataque súbito de dor abdominal severa; dores musculares extremas e dor crônica; aperto ou dor em ou em torno da parede torácica; olhos muito secos; rouquidão da voz; perda de concentração; perda da memória recente; confusão; pressão sanguínea extrema (alta ou baixa); redução da temperatura corporal; sangramento nasal; aftas; perda de cabelos; perda de audição; espasmos nas pernas, pés ou dedos dos pés; vertigem; sensação de dormência ou queimação na mão ou pé; infecções nas unhas; ganho ou perda de peso súbita; bolhas indolores na pele; visão borrada ou distorcida; dormir por longos períodos de tempo; constipação ou diarreia; episódios parecidos com convulsões; redução do tamanho das pupilas; e edema.

Quando qualquer destes sintomas estiver presente, é melhor considerar a presença de mofo no seu ambiente.

Sintomas de inalar mofo
O ataque súbito de dor abdominal severa é um possível sintoma da inalação de mofo (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Prevenção do mofo

O que você deve fazer para evitar o mofo? Controlar a umidade. Observe a sua casa e procure por sinais de crescimento de mofo ou manchas de umidade. Verifique as áreas mais comuns em que o mofo pode crescer – sob o carpete, atrás do papel de parede, dentro dos armários do banheiro e cozinha, ou em quaisquer outras áreas em que você encontrar manchas molhadas ou úmidas. Se você encontrar uma mancha de mofo, limpe-a. Resolva qualquer problema de mofo (como canos furados ou vazando e buracos no teto) que o tenha causado. Se a tarefa for grande demais para você, chame profissionais para ter certeza de que seja feito um trabalho completo na eliminação destas áreas problemáticas. Porém, antes que qualquer limpeza seja feita, certifique-se de manter pessoas suscetíveis a infecções causadas pelo mofo fora de casa, para evitar que sejam ainda mais expostas.

Sintomas de inalar mofo
Retirando o papel de parede (Gary Houlder/Lifesize/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível