×
Loading ...

Sintomas de uma infecção em gatos

Atualizado em 21 novembro, 2016

Gatos são mestres em mascarar doenças, e sintomas perceptíveis muitas vezes não aparecem até que os felinos estejam muito doentes. Saber e reconhecer quais são os sintomas de uma infecção em gatos pode significar a diferença entre a vida e a morte para os animais domésticos.

Cuide bem do seu gato para ele não ter uma infecção severa (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Febre

O sintoma mais revelador de algum tipo de infecção em um gato é a presença de febre. A temperatura normal dos gatos varia de 38 a 39 ºC. Caso não seja possível tomar a temperatura do felino com um termômetro, sinta-a nas orelhas, nos coxins (almofadas nas solas das patas) e na barriga. Se essas áreas estiverem muito quentes, é provável que o gato esteja com febre.

Loading...

Letargia

Conheça o nível normal de atividade do seu gato. Se o grau de atividade diminuir, o animal está, possivelmente, doente. Quando o gatinho para de brincar, se esconde ou não busca atividades comuns, uma visita ao veterinário deve ser agendada.

Perda de apetite

Gatos com uma infecção acompanhada de febre geralmente param de comer. Felinos que não se alimentam por mais de 24 horas podem desenvolver uma condição crítica chamada lipidose hepática (fígado gorduroso). Caso seu gato não coma por mais de um dia, leve-o ao veterinário.

Terceira pálpebra

Felinos possuem uma "terceira pálpebra" chamada membrana nictitante. Geralmente, ela só é visível quando o gato está doente ou tem uma infecção ocular grave. Se a terceira pálpebra do animal está aparente, é um sinal provável de que o gato está passando por algum tipo de doença ou infecção.

Outros sintomas

Tosse, corrimento nasal (especialmente incolor), mancar, respiração superficial ou rápida, vômitos e diarreia também podem ser sintomas de uma infecção.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...