Sintomas de infecção urinária

Escrito por pedro santos
Sintomas de infecção urinária
A infecção pode acontecer em qualquer parte do trato urinário (ureter, rins, bexiga e uretra) (Duncan Smith/Photodisc/Getty Images)

A infecção do trato urinário, ou apenas infecção urinária, é causada por vírus, fungos ou, principalmente, bactérias. Esse tipo de infecção pode acontecer em qualquer parte do trato urinário (ureter, rins, bexiga e uretra). A maior parte dos casos está relacionada com o aparecimento de bactérias que entram pela uretra e atingem a região da bexiga, uma infecção que pode chegar até os rins. Os primeiros sintomas podem incluir dor na hora de urinar, urina de cor esbranquiçada, desconforto abdominal e até febre. Saiba como se proteger desta infecção.

Tipos de infecção

O principal tipo de infecção urinária acontece pela presença de bactérias vindas do intestino, sobretudo a bactéria Escherichia coli. Pessoas com casos recorrentes na família podem ter mais predisposição para desenvolver a infecção por fatores hereditários. Alguns agravantes são pessoas com baixa imunidade ou que já tenham doenças como diabetes e câncer. Basicamente, a infecção urinária pode ser dividida em duas classificações. A cistite refere-se à infecção na bexiga. E a pielonefrite é a infecção mais grave, que atinge os rins.

Sintomas de infecção urinária
Um aumento na necessidade de urinar é um sintoma da infecção no trato urinário (James Woodson/Photodisc/Getty Images)

Sintomas

Para detectar a infecção do trato urinário, é preciso ficar atento(a) aos sintomas, que podem variar, de acordo com o tipo de infecção. Basicamente, o primeiro indício é sentir certa dor ou ardência na hora de urinar. Um aumento significativo na frequência da necessidade de fazer xixi também é um sintoma de infecção, especialmente da cistite. Já no caso da pielonefrite, que acomete os rins, os sintomas são mais graves e podem variar, de dores abdominais fortes até febre e náusea.

Sintomas de infecção urinária
A febre alta é um sintoma da infecção urinária em estado avançado (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Diagnóstico

Se o paciente apresentar os sintomas da infecção, será preciso procurar um médico, para fazer o diagnóstico. No geral, o médico analisa a urina do paciente. O exame é capaz de detectar a quantidade de germes e bactérias presentes no trato urinário. Em seguida, começa o tratamento, que pode ser feito com antibióticos ingeridos via oral. Se o quadro da infecção for mais grave, os antibióticos devem ser administrados direto na veia do paciente.

Sintomas de infecção urinária
O tratamento é feito com antibióticos (Jack Hollingsworth/Photodisc/Getty Images)

Riscos

A infecção urinária é relativamente fácil de tratar. No entanto, quando não tratada adequadamente, ela pode evoluir para um quadro de infecção generalizada (sepse) e chegar até a provocar abscessos no rim. De modo geral, a contaminação costuma atingir mais as mulheres, já que elas possuem a uretra mais curta do que os homens. O ânus muito próximo da vagina também faz com que as mulheres apresentem maior incidência da infecção. Para evitar a infecção no trato urinário, é preciso beber muita água, para que a urina saia de forma cada vez mais limpa. Outra medida é manter a imunidade do organismo com boas horas de sono e alimentação balanceada. Isso sem contar, é claro, na higiene, para evitar o contato com germes e bactérias.

Sintomas de infecção urinária
Essa infecção atinge bem mais mulheres do que homens (Creatas/Creatas/Getty Images)