Sintomas de intolerância à lactose: Dor de cabeça

Escrito por diane marks | Traduzido por nathalia antunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sintomas de intolerância à lactose: Dor de cabeça
Dores de cabeça não são sintomas de intolerância à lactose (much of cow milk image by Maria Brzostowska from Fotolia.com)

Os sintomas de intolerância à lactose podem causar complicações digestivas, como inchaço, gases e diarreia. Dor de cabeça não está entre os sintomas mais comuns, mas provavelmente está mais relacionada a uma outra condição, a alergia ao leite. A MayoClinic.com afirma que intolerância à lactose e a alergia ao leite são patologias comumente confundidas, pois os sintomas em ambas são desencadeados a partir do consumo de laticínios. Se você tiver reações adversas após consumir produtos lácteos, fale com o seu médico para fazer o teste que determina a causa.

Outras pessoas estão lendo

Intolerância à lactose

A intolerância à lactose é a incapacidade de digerir o açúcar encontrado em produtos lácteos. A lactose é um açúcar complexo que o corpo não pode absorver sem primeiro ser simplificado. Quando você tem essa condição, seu intestino delgado não produz lactase suficiente, uma enzima que converte a lactose em glicose e galactose. Conforme envelhece, seu corpo naturalmente diminui a produção de lactase. Se você parar de produzir a enzima e desenvolver sintomas após a ingestão de produtos lácteos, você será diagnosticado como intolerante à lactose. O tratamento é tomar um suplemento de enzima lactase antes de consumir produtos lácteos.

Sintomas

Os sintomas começam dentro de 20 a 30 minutos após o consumo de laticínios. A maioria deles são o resultado da lactose não digerida entrando no cólon. Uma vez que o açúcar não foi absorvido para dentro do corpo, ele entra no cólon e interage com as bactérias. Essa interação provoca gases, inchaço, dor, cólicas abdominais e diarreia. A maioria desses sintomas não duram mais de uma hora. Assim que a lactose é expelida do corpo, eles diminuem.

Alergia ao leite

Ter dor de cabeça depois de consumir produtos lácteos é provavelmente o resultado de uma reação alérgica, não intolerância. A alergia ao leite ocorre devido a um mau funcionamento do sistema imunológico. Em vez do corpo identificar as proteínas no leite como seguras, ele reage a elas como se fossem perigosas. O sistema imunológico libera anticorpos específicos que atacam as proteínas. A presença destes anticorpos na corrente sanguínea causa uma reação química em cadeia em todo o corpo, causando vários sintomas.

Sintomas

Os sintomas da alergia ao leite incluem asma, complicações digestivas, erupções na pele e congestão nasal. A congestão nasal é a principal causa de dor de cabeça após a ingestão de leite. As passagens dos sinos nasais ficam inchadas e fazem pressão na cabeça, causando dor na testa, atrás dos olhos e nas maçãs do rosto. Outros sintomas podem incluir dificuldade em respirar, chiado, tosse, dor no peito, diarreia, náuseas, vômitos, urticária e eczema.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível