Mais
×

Sintomas de intoxicação por cogumelos em cães

Atualizado em 17 abril, 2017

O envenenamento por cogumelos em cães é causado pela ingestão de espécies venenosas, tipicamente encontradas em gramas durante a primavera e o verão. Nem todos os cogumelos são venenosos, mas aqueles que são tóxicos e ingeridos pelos cães podem causar uma variedade de sintomas e efeitos secundários. Esses efeitos podem ocorrer dentro de alguns minutos ou algumas horas após a ingestão. É importante manter um olhar atento sobre o seu cão para garantir que ele não ingira qualquer cogumelo, seja ele venenoso ou não.

A ingestão de cogumelos venenosos pode causar efeitos secundários graves em cães (mushroom image by Soja Andrzej from Fotolia.com)

Salivação excessiva

Os cães que ingerem cogumelos venenosos frequentemente começam a salivar excessivamente logo depois de ingeri-los. Eles também podem causar espuma na boca do animal temporariamente. Isso geralmente não dura muito tempo e pode ajudar o cão a vomitar e eliminar o veneno de seu corpo.

Convulsões

Se o cão começar a espumar pela boca, ele também pode apresentar convulsões. Isto é mais grave e também mais provável de acontecer em cães menores que não conseguem controlar grandes doses facilmente. Se o cão começar a tremer ou ter quaisquer sintomas convulsivos, ele deve ser levado ao veterinário imediatamente, pois as crises podem levar a outras complicações graves ou mesmo à morte.

Icterícia

Os cogumelos venenosos também podem causar icterícia ou amarelamento da pele. Esta é uma condição temporária e pode durar de vários dias a várias semanas. Uma vez que o corpo do cão estiver completamente livre de todas as toxinas, a cor característica da icterícia provavelmente desaparecerá.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article