Sintomas de ITU em homens

Escrito por contributing writer | Traduzido por josciel sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sintomas de ITU em homens
Febre é um sintoma de infecção de trato urinário (Jack Hollingsworth/Photodisc/Getty Images)

O sistema urinário de um indivíduo consiste de órgãos como os rins, ureteres, uretra e a bexiga. Uma infecção do trato urinário, comumente conhecida com ITU, é uma condição médica que é caracterizada por infecções (principalmente infecções bacterianas) em algum deses componentes do sistema urinário. A bexiga e a uretra são as partes mais comumente infectadas, no entanto essa infecção pode espalhar para as várias outras partes do sistema urinário e para a corrente sanguínea. Apesar da ITU não ser uma doença séria e fatal, ela pode causar bastante dor e desconforto ao paciente. A ITU é geralmente mais comum em mulheres do que em homens, apesar da razão exata para essa diferença ainda não ser conhecida com clareza.

Tipos de infecção de trato urinário

A ITU é geralmente classificada em duas principais categorias chamadas de ITU baixa, também conhecida como cistite, e ITU alta, comumente conhecida como pielonefrite, dependendo das áreas afetadas. A cistite é uma condição caracterizada por inflamação dos revestimentos da uretra e da bexiga do paciente. Por outro lado, a pielonefrite é uma condição caracterizada pela inflamação do revestimento dos rins.

Sintomas de cistite em homens

O sintoma associado com infecção do trato urinário mais comum é a disúria, que é uma condição médica caracterizada por dor e sensação de queimação durante a urinação. Além disso, a maioria dos indivíduos tem um desejo contínuo de urinar, especialmente à noite. Outros sintomas comuns associados com cistite incluem urina com odor fétido, dor na região abdominal inferior e febre leve em alguns casos. No entanto, em certos casos graves os pacientes queixam de hematúria, que é a passagem de sangue para a urina.

Sintomas de pielonefrite em homens

Os sintomas associados com pielonefrite mais comuns incluem febre alta, dor lombar inferior, vômitos frequentes e uma sensação contínua de náusea. No entanto, os pacientes podem também experimentar dor na região abdominal inferior, calafrios e até mesmo diarreia devido à pielonefrite.

Causa mais comum de ITU – E. coli

A causa mais comum para o desenvolvimento de infecção de trato urinário em homens é a infecção bacteriana causada pela Escherichia coli, comumente conhecida como E. coli. Essa bactéria vive na região abdominal de um indivíduo (majoritariamente próximo ao cólon) e pode levar à degradação do revestimento da uretra e dos rins levando, assim, a uma inflamação e, portanto, ITU. Outras causas comuns de ITU incluem o aumento da glândula prostática em homens; o aumento da próstata causa obstrução na uretra, levando ao esvaziamento incompleto da bexiga, podendo aumentar o risco de desenvolvimento de ITU.

Métodos de tratamento usados para controlar ITU em homens

Na maioria dos casos de ITU, drogas como amoxicilina, ciprofloxina e bactrim são geralmente prescritas por médicos para o tratamento dos pacientes. Essas drogas ajudam a reduzir a inflamação causada pela infecção e ainda ajudam a minimizar a dor. No entanto, em casos graves o paciente é geralmente hospitalizado e recebe injeções de antibióticos intravenosos para fornecer um alívio mais rápido da infecção.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível