Sintomas de lesões em patas de cavalos

Escrito por ricky andromeda | Traduzido por joão melo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sintomas de lesões em patas de cavalos
Há muitos sintomas de lesões em patas de cavalo (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Cavalos são criaturas fortes, atléticas e grandes animais esportivos e de estimação. Suas pernas são a sua força, assim você deve prestar atenção especial a elas. Existem muitas lesões, feridas e problemas que afetam a forma como um cavalo anda, trota ou fica em pé. Felizmente, existem diferentes sinais e sintomas para problemas distintos. Se ferimentos nas pernas, mesmo os leves, passam despercebidos ou não são tratados, o cavalo pode ficar coxo. A chave é monitorá-lo e prestar atenção em como ele se move para que você possa identificar lesões antes de se agravarem.

Outras pessoas estão lendo

Feridas

Quaisquer feridas abertas, lacerações, arranhões ou outros danos teciduais que sangrem, exsudem ou secretem pus são indicativos de uma lesão na pata. Os cavalos muitas vezes arranham suas patas em cercas, muros de celeiros, engates de reboque e outros obstáculos. Essas feridas precisam ser tratadas com pomada antibiótica ou desinfetante, ataduras e talvez pontos. Se você não puder parar o sangramento de uma ferida, não importa quão pequena, leve o seu cavalo a um veterinário ou outro profissional de saúde animal.

Lesões tendinares

Além de ferimentos nas patas, os cavalos muitas vezes sofrem lesões em tendões e ligamentos por excesso de exercício, de peso ou terrenos acidentados. Os cavalos têm grandes tendões visíveis em torno dos joelhos, coxas e perto do ombro. Aplique pressão nessas áreas enquanto o esfrega para verificar se há sensibilidade e inchaço. Grandes áreas inchadas ou sensíveis podem indicar tendões esticados ou puxados, bem como outros problemas relacionados aos músculos que podem retardar e enfraquecer um cavalo.

Lesões nas patas dianteiras

Em relação a problemas com as patas dianteiras do cavalo, há alguns gestos físicos e movimentos que indicam que elas doem e a gravidade da lesão. Se o cavalo estiver relutante em colocar o peso nas patas da frente, ele pode estar seriamente ferido. O animal irá mover a cabeça ou parecer estremecer ao colocar o peso sobre um membro dianteiro ferido. Para ferimentos leves, ajuda colocar o cavalo para trotar. Preste atenção à sua cabeça quando cada pé atingir o solo. Se ele estiver aliviando a pata machucada e colocando mais peso na boa, a cabeça e o ombro vão cair ligeiramente para o lado do membro normal para compensar o lesado.

Lesões nas patas traseiras

Havendo ferimentos nas patas traseiras ou na parte posterior, os quadris vão ilustrar qual lado dói e o nível de dor. Mais uma vez, o cavalo não poderá colocar qualquer peso sobre o membro gravemente ferido ou machucado. Se ele estiver colocando peso extra no membro saudável, seu quadril vai girar e cair para esse lado. Patas traseiras lesadas podem fazer com que o cavalo as arraste em um trote.

Indicações de outras doenças

Às vezes, as patas e os movimentos de pata de um cavalo podem sinalizar dor grave ou lesões nos ombros e nas articulações. Se um cavalo não estiver disposto a dar grandes caminhadas, mas pode fazê-lo, as suas patas provavelmente estarão muito bem, no entanto, os ombros podem estar feridos, travados ou machucados de outra forma. Quando um cavalo começa a perder músculos no ombro e nas coxas, ele pode ter graves lesões que necessitem de cuidados médicos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível