Sintomas de miosite muscular mastigatória em cães

Escrito por bryan cohen | Traduzido por juliana néris nakanejo
Sintomas de miosite muscular mastigatória em cães
Cães e miosite mastigatória (dog image by Andrii IURLOV from Fotolia.com)

A miosite muscular mastigatória (MMM) é uma condição inflamatória do músculo que ocorre em cães e alguns outros mamíferos. Essa doença autoimune faz com que os anticorpos circulantes na corrente sanguínea ataquem o maxilar inferior. Ela pode ser aguda, manifestando-se em ataques graves, ou crônica, que pode incluir ataques ao longo do tempo. Sintomas graves acompanham a condição, mas já que eles não são sempre óbvios, é importante levar o cão ao veterinário se suspeita das suas manifestações.

Maxilar inchado

O termo "mastigatório" na MMM refere-se aos músculos usados para a mastigação. A doença visa uma proteína localizada na maxila inferior do cão, e isso causa o inchaço da mandíbula em casos agudos. Você pode notar que a mandíbula do seu animal não abre como normalmente deveria, o movimento será limitado e abrir a boca forçadamente com a abertura normal deverá causar extrema dor ao cão. Os sintomas são mais óbvios durante a alimentação.

Complicações do inchaço

Se não notar o inchaço da mandíbula, existem várias consequências que podem lhe dar uma pista da MMM. Devido à dificuldade de comer trazida pelo problema da mandíbula, o cão deve babar mais. O inchaço também pode fazer os cães ficarem com "olhos saltados" para fora da órbita em um processo chamado de exoftalmia. O cão não vai querer mover a cabeça em qualquer direção, e outras áreas como as tonsilas, linfonodos e pescoço podem se tornar inchados também. Poderá ocorrer febre.

Atrofia

Nos casos crônicos, depois que a mandíbula foi desgastada pela MMM, você poderá notar que os músculos do cão atrofiaram. O cão parecerá ter a cabeça afundada, especialmente no topo. Os músculos ao redor da mandíbula deverão encolher, e tecido cicatricial irá substituí-los. A cabeça deverá se parecer como um crânio e os olhos poderão parecer encolhidos por causa da perda de massa muscular ocorrida atrás deles.

Outros sintomas

Pode ocorrer espasmo da mandíbula durante a MMM, mas já que há outras doenças caninas que envolvem espasmos, é difícil julgar apenas com esse sintoma isolado. Problemas com os olhos podem ocorrer relacionados à MMM, como cegueira temporária e conjuntivite. Eles resultam da compressão dos nervos óticos causados pelo inchaço. Como o cão sente muita dor quando tem essa doença, você poderá ouvi-lo choramingar durante a alimentação.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível