Mais
×

Sintomas da neuropatia craniana

Atualizado em 10 maio, 2017

Os nervos cranianos são formados por 12 pares de nervos localizados dentro do cérebro. Eles estão envolvidos no processamento da visão, do olfato, do paladar, dos movimentos oculares, dos músculos faciais, da audição e do movimento da língua. A neuropatia craniana é uma condição que decorre de danos a esses nervos.

Os nervos cranianos localizam-se no cérebro (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)

Causas

A neuropatia craniana é uma condição secundária que ocorre devido a danos nos nervos causados por outra condição médica. Isso inclui a neuropatia diabética, HIV/AIDS e câncer.

Sintomas iniciais

Na maioria dos casos, a neuropatia craniana afeta os nervos que controlam os músculos dos olhos. O primeiro sintoma é uma dor facial localizada próxima a um dos olhos; ela geralmente afeta apenas um dos lados do rosto.

Sintomas progressivos

Conforme a doença progride, os músculos do olho passam a ficar paralisados. Além disso, pode-se experimentar visão dupla.

Complicações

A neuropatia craniana pode incluir uma condição chamada de neuralgia do trigêmeo, a qual pode causar dores faciais extremas. Ela pode tornar as atividades diárias, como mastigar, falar e escovar os dentes muito dolorosas de um dos lados.

Período

Na maioria dos casos de neuropatia craniana, os sintomas melhoram espontaneamente e podem desaparecer completamente dentro de 2 a 3 meses.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article