Sintomas do óleo de engrenagens incorreto em uma transmissão manual

Escrito por chris weis | Traduzido por thiago andre scarani
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Sintomas do óleo de engrenagens incorreto em uma transmissão manual
A seleção precisa de marchas auxilia uma operação segura em diversas condições (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)

As transmissões manuais variam a velocidade e o torque aplicado às rodas através da seleção, pelo motorista, de diferentes marchas. A progressão sequencial pelas marchas otimiza a entrega de potência e a operação suave da transmissão é fundamental para a seleção correta das marchas. As especificações e níveis corretos do lubrificante são fundamentais para que a transmissão funcione corretamente e dure o quanto foi projetada para durar.

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Ruídos

Uma transmissão manual que é ruidosa em marcha lenta pode estar precisando de fluido ou de troca do rolamento da embreagem. Este rolamento foi feito para ficar imerso em lubrificante, logo, se o nível do fluido estiver baixo, ele fará o mesmo ruído de um rolamento defeituoso. Se houver ruído em todas as marchas para frente, também pode ser devido a fluido insuficiente ou de qualidade inadequada. Complete ou substitua o lubrificante para que a transmissão volte a ser silenciosa.

Trocas de marcha

Nível baixo do fluido ou quando ele é de baixa qualidade pode fazer os engates ficarem ásperos ou dificultar a troca de marchas em marcha lenta. O óleo insuficiente também pode fazer a transmissão "travar" em uma marcha específica, impedindo quaisquer trocas. É possível obter uma solução temporária para este problema desligando o motor e aguardando até que a transmissão esfrie. As peças de metal se expandem e travam quando são sobreaquecidas, e a falta de óleo as sobreaquece.

Excesso

Lubrificantes mais viscosos do que o especificado pelo fabricante podem resultar em troca lenta de marchas e função lerda de seus componentes. Ao se exceder o nível recomendado de óleo, é possível silenciar os componentes defeituosos temporariamente, mas esse excesso eventualmente vazará. É possível que simplesmente seja expelido através de uma abertura de ventilação da carcaça da transmissão, mas também pode romper algum dos retentores. Se a transmissão parecer que está vazando, pode ser porque foi excedido o nível recomendado. Substitua quaisquer retentores que foram afetados para assegurar sua integridade.

Danos

Os retentores que forem rompidos devido a enchimento excessivo podem permitir que o óleo entre em contato com o disco da embreagem, destruindo seus componentes. Algumas peças internas mais sofisticadas podem se fundir com o calor e a fricção que resulta da lubrificação insuficiente. As transmissões manuais executam operações complexas em alta velocidade. Cada lubrificante é especificado, a um certo nível, pelos fabricantes, para que supram as necessidades dos componentes que oferecem facilidade de operação e confiabilidade. Consulte o manual do proprietário para ver as especificações da sua marca e modelo.

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